Lobão aposta na virada

lobão e muradO ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, se prepara para entrar “de cabeça” na campanha do senador Lobão Filho (PMDB) ao Palácio dos Leões. Deve fazê-lo tão logo a candidatura do senador for formalizada pela convenção do PMDB, que está marcada para o dia 27 de junho.

Político experiente – nunca perdeu uma eleição desde que entrou na luta política em 1978 -, com mandatos de deputado federal (2), de governador (1) e de senador (4), Lobão sabe, como poucos, o que é uma disputa para o Governo do Estado.

Em 1990, iniciou a corrida ao governo bem atrás do seu adversário, o então senador João Castelo, que tinha o apoio do então recém-empossado presidente Collor de Mello, naquele momento líder inconteste do país. Enfrentando inúmeros obstáculos impostos pela máquina colorida e um adversário que muitos apontavam como imbatível.

Com o apoio do então ex-presidente José Sarney e do governador João Alberto, que teve os cofres de Brasília trancados para o Maranhão, Lobão foi à luta, levou a disputa para o segundo turno e, com o slogan “Agora é Lobão”, virou o jogo e saiu das urnas eleito governador. O ministro conhece cada terreno político do Maranhão, sabe onde estão aliados e adversários e é reconhecido como um político talentoso, que consegue ser quase uma unanimidade no meio político.

Tem espaço de atuação em todos os segmentos e muitas vezes já conseguiu transformar adversários em aliados em momentos decisivos. Lobão parece se ver em Lobão Filho num cenário em alguns aspectos parecidos. E está disposto a virar o jogo como fez em 1990.

Da coluna Estado Maior

2 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *