Será deboche?

Roberto Rocha e a revolução na Saúde
Roberto Rocha e a revolução na Saúde

“O Maranhão precisa retomar a construção de hospitais regionalizados, como fez Jackson Lago, com a construção em Presidente Dutra, que atendia aquela região do Centro do Maranhão. Além disso, firmar parceria com os municípios para que possam desenvolver a atenção básica com qualidade”.

Tais declarações não são de um político de oposição na década passada nem de um comentarista desavisado e mal informado da cena maranhense. Elas saíram da boca do vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha, pré-candidato a senador pelo PSB, e foram pronunciadas nesta semana numa reunião de pré-campanha com médicos em São Luís.

Alguns dos poucos presentes ficaram em dúvida, sem saber se o vice-prefeito e pré-candidato a senador estava falando sério mesmo ou fazendo uma brincadeirinha para descontrair o ambiente.

Se falou sério, Roberto Rocha fez papel de bobo ao “ignorar” que está em curso no Maranhão o que proporcionalmente é o maior programa de saúde do país. Para lembrar: o Governo do Estado já inaugurou 38 hospitais de 20 e 50 leitos e nesta semana anunciou a inauguração de mais 18 até o dia 5 de julho, totalizando 56. A isso se somam 10 UPAs e o hospital regional de Coroatá, a construção em andamento acelerado de quatro grandes hospitais regionais – Imperatriz, Santa Inês, Pinheiro e Caxias -, com 150 leitos cada um e preparados para atender a casos de alta complexidade.

A isso se somam a reforma e ampliação do Carlos Macieira, do Hospital Geral e do Pan Diamante, que hoje têm padrão muito elevado. Já são 1.170 novos leitos, e a partir de julho serão 1.530 novos leitos hospitalares espalhados em todas as regiões do estado. Ao revelar o projeto de “firmar parcerias com municípios”, o vice-prefeito de São Luís mostra mais uma vez que está brincando ou debochando, porque o Maranhão todo sabe que os hospitais inaugurados e por inaugurar são entregues a prefeituras em parceria.

O curioso é que Roberto Rocha não falou da “revolução” que ele prometeu na saúde de São Luís na campanha de 2012.

Da coluna Estado Maior, de O Estado do Maranhão

7 comments

  1. Tinha que ser propaganda enganosa, repetição do pasquim que não vende e se propaga por post de blogueiros amilhados, ninguém liga para o que publicam, de tanto o povo ver propagar as mentiras, que ninguém acreditam mais. Duvido que anunciam um concurso publico para preencher as vagas do corpo técnico e administrativo desses hospitais, porisso é que vivem fechado, fazem todo o tipo de propaganda enganosa e depois lança na imprensa falada, escrita e televisiva para iludir os incautos, vocês já estão tão acostumado com as mentiras, que nem se preocupam mais de repetir do jornal, afff maria….

    1. Pelo visto quem ta mentido é a turma do lado daí, com a promessa de revolucionar São Luís. Esse teu papinho não adianta em nada Ednaldo. O povo que precisa e utiliza os hospitais e as UPAs, sabe muito bem que a saude pública melhorou no Maranhão. Pelo menos na rede estadual…

  2. Que hospitais cara? Que eu sou enfermeiro daqui de são luis fui trabalhar no interior do estado e so vi abandono! Se tem hospital é uma carçaça de beleza por fora e por dentro falta tudo, desde um diclofenaco.. .tudo! E aqui em sao luis só é essa loucura toda por que o povo do interior inteiro vem pra cá… A mulher vai la, coloca doze leitos e diz que é hospital??? Cara! NÃO É!
    Se o Roberto fez essa declaração é por que ele realmente tem noção da situação critica! Não não é deboche! é a realidade que a propaganda do governo do estado nao mostra!

  3. Se o jornal O Estado do MA que esta na estrada a bastante tempo [moderado]. Me poupe! Quero ver se apartir de janeiro quando Roseana começar a responder seus processos sem o foro privilegiado ainda manterá vocês na cozinha dela. Aproveita e pergunta sobre o Hospital Regional de Rosário, ele poderia até usar os galpões abandonados do Polo de Confecções que ela deu de presente para as costureiras de lá, que estão individadas até a alma com o Banco do Nordeste.

  4. Percebe-se claramente que vc não conhece o Maranhão. Quando o RR fala destas parcerias com os municípios, fica claro que é melhor estabelecer parcerias com a municipalidade do que estabelecer parcerias para encher os bolsos das construtoras e de quebra, financiar campanhas de alguns políticos safados que comandam o nosso estado. Vc sabe muito bem o que ele quis dizer…vc não é idiota. Este projeto que está aí é meramente para enriquecer construtores e políticos. Nada tem a ver com saúde pública.

    1. Roberto Rocha poderia falar era da revolução que ele prometeu para a saúde de São Luís. Esqueceu que ele é o vice-prefeito da cidade? Faça-me o favor

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *