Oito ‘pastores’ evangélicos disputam as eleições 2014 no Maranhão

pastor federalOito candidatos que dispõem de título, ou se auto intitulam pastores evangélicos, disputam as eleições 2014 no Maranhão. Três deles são candidatos a deputado estadual. Os outros cinco tentam cadeira na Câmara Federal.

Para a Assembleia Legislativa disputam vagas, o baiano de Itapetinga, pastor Marcos Aurélio (PRP), registrado na Justiça Eleitoral pela coligação “Força Jovem”. Em relação ao grau de instrução declarado, ele especifica que apenas lê e escreve.

O segundo candidato a deputado estadual que exerce liderança religiosa é o pastor Sebastião Ferreira (PSDC). Ludovicense, ele tem ensino superior completo.

O outro pastor candidato à uma vaga na Assembleia Legislativa é Silvano Pinho de Sousa, o pastor Silvano (PSDC). Ele é natural de Santa Rita.

Câmara – O maior número de ‘pastores’ candidatos, no entanto, se concentra para a disputa da Câmara Federal.

Dois deles ganham destaque no cenário político. Trata-se do suplente de senador pastor Bel e do vice-prefeito de Imperatriz, pastor Porto. Heber Waldo Silva Costa, o pastor Bel (PEN), é segundo suplente de senador e pertence ao grupo do candidato a governador Lobão Filho (PMDB).

Já Luiz Carlos Porto, conhecido na política como pastor Porto (PPS), integra o grupo do comunista Flávio Dino (PCdoB).

Os outros três pastores candidatos a deputado federal são Antonio Cicero (PTB), pastor Santiago (PTdoB) e pastor Marcos Nascimento (PTC).

De todos eles, apenas o pastor Porto declara à Justiça, como ocupação, ser “sacerdote ou membro de uma seita religiosa”.

Bel e Marcos Nascimento não informam ocupação e Cícero e Santiago justificam ser empresários.

Mais

Para se tornar pastor em determinas denominações evangélicas, é necessário que o líder tenha concluído seminário, em instituição credenciada, curso que equivale a graduação de nível superior, é o que exigem, por exemplo, as tradicionais Igreja Batista e Assembleia de Deus. O curioso é que, dos oito ‘pastores’ registrados na Justiça Eleitoral para a disputa da eleição 2014, apenas dois – para a Câmara Federal [pastor Porto e pastor Cícero], completaram o ensino superior. Outros dois têm apenas o ensino médio [Bel e pastor Marcos Nascimento] e um [Satiago], o ensino superior incompleto. Já para a Assembleia, dos três candidatos, dois completaram o ensino superior [Sebastião Ferreira e Silvano]. Um [Marcos Aurélio] declarou que apenas lê e escreve.pastor estadual

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *