PSDB pode sair da eleição 2014 menor do que entrou…

Carlos Brandão conduziu o partido para uma aliança com Flávio Dino
Carlos Brandão conduziu o partido para uma aliança com Flávio Dino

O PSDB pode acabar menor após as eleições do mês de outubro. A sigla tem três deputados federais – mas que não retornam aos seus mandatos em 2015 -, e dispõe de apenas quatro candidaturas para a Câmara Federal.

O número é três vezes menor ao de candidaturas registradas Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão na eleição de 2010, quando o partido apresentou 13 nomes ao eleitorado.

Para esta eleição, o nome de maior peso político na disputada para a Câmara é o do ex-prefeito João Castelo, que apesar de desmotivado por ter tido candidatura vetada para o Senado, é um dos cotados para assumir cadeira no Legislativo.

Os outros três candidatos são o desembargador aposentado Raimundo Cutrim, a empresária Jamille Suzart e Joanice Frazão, natural da cidade de Pinheiro.

O número reduzido de candidaturas em 2014 vai de encontro justamente ao que pregava o presidente da legenda, deputado federal Carlos Brandão (PSDB), antes do período eleitoral ter se iniciado.

Até o início do mês de maio, por exemplo, quando a sigla ainda não havia decido que rumo seguir nas eleições, Brandão afirmava que a prioridade era aumentar a bancada do partido na Câmara. A expectativa do PSDB, segundo o parlamentar, era eleger pelo menos quatro deputados, o que ficou praticamente inviável após a consolidação de apenas quatro candidaturas.

Brandão aposta na eleição de Dino, o que o proporcionará assumir eventual mandato de vice-governador e na eleição de Roberto Rocha para o Senado, para que no futuro o primeiro suplente e amigo, Pinto Itamaraty, seja beneficiado. Se ambos não forem eleitos, no entanto, a tendência é de que aumente a crise no partido no Maranhão.

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *