Vice e vice

A escolha do deputado Arnaldo Melo para vice de Lobão Filho, formando chapa pura do

Arnaldo Melo é o vice de Lobão Filho
Arnaldo Melo é o vice de Lobão Filho

PMDB no comando da aliança que reunirá 18 partidos, causou um forte impacto na seara da oposição, em particular no núcleo central da coligação comandada pelo comunista Flávio Dino.

Ali, à boca pequena, comparações foram feitas e todas levaram à conclusão de que Lobão Filho escolheu um vice em condições de contribuir, de maneira expressiva, política e eleitoralmente. Nas comparações feitas, o vice de Flávio Dino, deputado federal Carlos Brandão, brigou pela vaga porque não estaria em condições de se reeleger.

Carlos Brandão é o vice de Dino
Carlos Brandão é o vice de Dino

Corre também a especulação segundo a qual ele teria um acordo para abrir mão da candidatura à reeleição para transferir suas bases para o ex-governador JR Tavares, de quem foi chefe da Casa Civil, com poder de fogo naquele governo. Diz-se também que Brandão foi premiado por ter articulado a aliança que colocou Flávio Dino nos braços do tucano Aécio Neves.

Arnaldo Melo, ao contrário, se viabilizou para chegar onde chegou. Presidente da Assembleia Legislativa e figura destacada do PMDB, Melo entrou na cena principal da corrida da base partidária para ocupar um cargo de destaque no comando da coligação. Posicionou-se de maneira hábil em todos os momentos de definição e foi um dos primeiros líderes do grupo a declarar apoio incondicional à candidatura do senador Lobão Filho.

Em resumo: ao contrário de Carlos Brandão, que encontrou na candidatura a vice de Flávio Dino uma solução para uma situação complicada e marcada pela incerteza, Arnaldo Melo tinha sua situação resolvida – a possibilidade de uma reeleição tranquila – e dela abriu mão para somar. E a conclusão não poderia ser outra: em matéria de vice, Lobão Filho fez uma escolha natural, enquanto Flávio Dino fez uma escolha pressionado pelas circunstâncias.

Da coluna Estado Maior, de O Estado do Maranhão

2 comments

  1. É supreendente meu nobre escriba, sinceramente, só mesmo numa comédia dos absurdo, no inferno de Dantes. Me diga, embora ingenuamente, no seu estílo próprio da pureza dos seus sentimentos, no fundo de sua alma. Será, que no meio de 17 partidos que apoiam o Edinho 30, não tem ninguém capaz de ser o vice?, me desculpe siô, é por essa e mais outra que cada vez mais, me “desinludio” com essa política desvairada…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *