Em grande estilo

Lobão Filho levou uma multidão à Rua Grande em São Luís na tarde de ontem
Lobão Filho levou uma multidão à Rua Grande em São Luís na tarde de ontem

Quem acompanha disputas eleitorais no Maranhão sabe que o candidato majoritário que atravessa a Rua Grande em campanha é abraçado, aplaudido e sai incólume ganha uma espécie de certidão de batismo. Muitos não têm coragem de encarar o desafio e outros se valem da sombra de presidenciáveis para encarar os desafiadores 750 metros mais movimentados de São Luís.

Isso porque ali está o painel mais completo do eleitorado da Capital, com todas as suas tendências e variações. Na tarde de ontem, o candidato da coligação “Pra Frente, Maranhão” ao Governo do Estado, Lobão Filho, encarou o desafio.

Acompanhado da mulher, Paulinha Lobão, da filha Tatiana, de candidatos a mandatos parlamentares e de uma legião de seguidores, o peemedebista atravessou o “corredor polonês” político de São Luís e dele saiu ileso e política e eleitoralmente mais forte.

Quem conhece o espírito político de São Luís conhece as nuanças do eleitor que transita na Rua Grande. Ele dificilmente abre a guarda para candidatos, faz muitas reservas a políticos e tem comportamentos médios quase padronizados. Se não quer a presença do aspirante, fecha a cara, faz alguns gestos de desagrado e chega até a vaiar. Se não lhe faz restrições, mas nada tem contra sua presença ali, assume aquele ar soberbo de indiferença.

Mas se simpatiza com o visitante, abre-lhe largo sorriso, chancela sua passagem, acena e – suprema aprovação – corre para o abraço e faz um selfie…

Lobão Filho atravessou a Rua Grande ontem na última categoria e em grande estilo. Teve todos os seus acenos e gestos correspondidos, cumprimentou e foi cumprimentado, abraçou e foi abraçado e, claro, teve sua imagem registrada em inúmeros celulares. Diante da receptividade, na qual alguns não acreditavam, o candidato pemedebista ao Palácio dos Leões foi batizado com pompa pelo eleitorado de São Luís. Ganhou tudo? Não, claro. Mas não há como negar que deu a largada na sua campanha em São Luís onde devia e com o pé direito.

Da coluna Estado Maior, de O Estado do Maranhão

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *