Estudante diz que evento sobre educação foi usado como palanque para Flávio Dino

flávio ifmaGilberto Léda – A estudante Ana Luiza, presidente do Grêmio Estudantil “Edson Luis” (GEEL), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma), Campus Monte Castelo denunciou nesta sexta-feira (22), por meio de nota, o que pode ter sido uma armação do PCdoB para atrair público a um evento de Flávio Dino na unidade de ensino.

Intitulado “A Escola que queremos”, o evento deveria ser um debate sobre a educação. Estudantes do Ifma, no entanto, foram surpreendidos pela presença do comunista – segundo Ana Luiza, uma articulação do braço do PCdoB na União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES).

“Fomos informados que o evento seria uma oportunidade de interação entre Grêmios Estudantis […]. Nossa delegação chegou ao evento […] por volta das 14h30 e imediatamente constatou que a realidade não condizia com a proposta inicial do evento. Encontrou-se: um ambiente inadequado, superlotado e inseguro […], e consumo de drogas lícitas e ilícitas. […] Além disso, notou-se um partidarismo do evento, pois ficou claro que aquela era uma situação montada para a promoção de determinado candidato às eleições de 2014″, diz o comunicado do GEEL.

 Veja abaixo a íntegra

Veja aqui a repercussão do evento no site do candidato Flávio Dino.

 NOTA DE REPÚDIO

 A Diretoria do GEEL vem por meio deste tornar pública nossa aversão à forma como o evento “Encontro de Grêmios/Estudantes Ludovicenses” foi promovido. A atividade se deu nesta quinta-feira (21), às 13h30min.

Quando contatados pela representação da UBES – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas -, fomos informados que o evento seria uma oportunidade de interação entre Grêmios Estudantis e alunos de diversas escolas públicas federais, estaduais e municipais, a partir da promoção de debates, atividades culturais e palestras.

Nossa delegação chegou ao evento (em dois ônibus) por volta das 14h30min e imediatamente constatou que a realidade não condizia com a proposta inicial do evento. Encontrou-se: um ambiente inadequado, superlotado e inseguro (é importante destacar que o acompanhamento da entrada só se deu a partir de denúncia vinda da delegação do IFMA – Campus Monte Castelo), e consumo de drogas lícitas e ilícitas. Quando questionados acerca da situação, representantes da organização do evento deixaram claro que “nossos alunos [do IFMA] são diferenciados, mas que estudantes gostam é daquilo”.

Além disso, notou-se um partidarismo do evento, pois ficou claro que aquela era uma situação montada para a promoção de determinado candidato às eleições de 2014.

Portanto, deixamos claro que os representantes da UBES garantiram para os diretores do Grêmio Estudantil “Edson Luís” que levaríamos nossa delegação para um evento estudantil construtivo, um espaço de troca de experiências e aprendizado, com debates e palestras. EM NENHUM MOMENTO fomos coniventes com a situação e/ou incentivadores do acontecido. Imediatamente retiramos nossos alunos e retornamos para o Campus.

Visando obter esclarecimentos, convocamos representantes da UBES para uma reunião amanhã (22) e já antecipamos um encontro na segunda (25) com os estudantes do Monte Castelo que participaram do evento.

Atenciosamente,

A Presidência

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *