A primeira pesquisa de intenções de votos realizada pelo Instituto Ibope no Maranhão, registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo MA-00040/2014 e no Superior Tribunal Eleitoral (TSE) sob o número BR-00542/2014, atesta a diferença de apenas 12 pontos entre o comunista Flávio Dino (PCdoB) e o senador da República Lobão Filho (PMDB), da coligação “Pra Frente Maranhão”.
Flávio lidera a corrida com 42% das intenções de votos. Lobão Filho aparece na segunda colocação com 30% da preferência do eleitorado maranhense. A pesquisa foi contratada pela TV Mirante, afiliada da Rede Globo e divulgada com exclusividade há pouco pelo JMTV 2ª edição. Ao todo, 1.204 eleitores foram ouvidos em 67 municípios. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. Ou seja, a probabilidade de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, levando-se em consideração a margem de erro, é de exatos 95%.
A pesquisa Ibope/TV Mirante mostrou a consolidação dos dois candidatos como protagonistas na disputa, e apresentou os demais concorrentes com desempenho ainda discreto. Antônio Pedrosa (PSOL) é o terceiro colocado no pleito, com 2% das intenções de votos. Logo em seguida aparecem Josivaldo Corrêa (PCB), Saulo Arcangeli (PSTU) e Zeluís Lago (PPL), cada um com 1% das intenções de votos.
Do total de eleitores entrevistados, 5% declararam que vão votar nulo nestas eleições para o cargo de governador do estado. Outros 18% não souberam em quem votar ou optaram por não responder aos questionários, o que é um número bastante expressivo.
Em uma campanha política, é natural apelar para estratégias, evitando uma demandada e com isso tentar segurar o ânimo. Eu estou convencido que é bastante complicada essa situação de Lobão Filho. Na minha modesta visão o Flávio Dino vai ser eleito, porquanto o grupo da situação cometeu vários erros, um dos quais posso citar que foi em não preparar um nome expressivo para concorrer ao governo. Entendo que a indicação de Edinho foi temerária e fora do tempo.