O fator São Luís

Não é novidade que os 650 mil eleitores de São Luís, mobilizados no todo ou em grande parte, têm condições de mudar o curso de qualquer disputa majoritária no Maranhão, podendo, na maioria das situações, proporcionar a vitória do candidato que essa mobilização preferir. O inverso disso é também uma verdade eleitoral indiscutível.

Na eleição de governador de 2010, a peemedebista Roseana Sarney saiu de São Luís com uma vitória expressiva sobre o comunista Flávio Dino e o pedetista Jackson Lago. O resultado geral da disputa foi a eleição dela no primeiro turno. Na corrida em curso para o Palácio dos Leões, um cenário parecido começa a se desenhar.

O candidato do PMDB, senador Lobão, que está na peleja há pouco mais de quatro meses, começa a dar sinais de que pode sair da capital com um caminhão de votos capaz de embalar sua candidatura para a vitória. Os sinais nessa direção são nítidos, à medida que o candidato do PCdoB, Flávio Dino, que está na frente, amarga uma forte tendência de queda. Além da sua postura nada simpática, Dino está sendo travado também pela desastrosa gestão do prefeito Edivaldo Júnior (PTC), na qual tem pesada responsabilidade.

Até agora, o melhor sintoma foi a passagem de cada um deles pela Rua Grande. Lobão Filho começou uma caminhada na Praça João Lisboa, atravessou a Rua Grande e chegou à Deodoro ovacionado por onde passou. Flávio Dino fez uma caminhada envergonhada ao lado de Eduardo Campos, no final da tarde, e que, numa expressão bem realista, “não fedeu nem cheirou”. Dino e sua turma perceberam a força de Lobão Filho e resolveu jogar pesado em São Luís. Só que, sem condições de ganhar o eleitorado, tenta agora partidarizar o movimento estudantil e criar uma situação de caos na cidade.

Erra feio na armação e pode ser engolido por uma reação de sizígia. Vale aguardar.

Da coluna Estado Maior, de O Estado do Maranhão

4 comments

  1. Sério mesmo que vc acha que o povo não tá vendo que desatrosa mesmo é gestão de Roseana envolvida em tantos escandalos de corrupção? que não estamos vendo todas as bobagens e asneiras que o Edinho 30 fala? pelo amor… O prefeito de São Luis é apenas vitima da gestão desatrosa da governodora do Estado, mas apesar disso vem superando todos os problemas e melhorando a cidade.

  2. Gente eu particularmente nao acho nada errado voce gosta do candidato ta recebendo p trabalhar e quer ótimo, ruim se ele estive obrigando como vemos claramente pessoas insatisfeitas em apoiar edinho exemplos televisao, a difusora é obrigada a defender o chefe e agora tem a mirante, e outra seria pior se eles exigisse sem pagar no caso de uma candidata q o pai é sec de saude e o povo da upa tem q fazer foto obrigada e sem receber nada só p n perder o emprego, ate ir em comicio…ruim é se fosse obrigado como estes.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *