Tensão e factoide

Lobão aguarda o levantamento do Ibope mais tranquilo
Lobão aguarda o levantamento do Ibope mais tranquilo

Os candidatos a governador – todos eles – assumiram ontem que a pesquisa do Ibope, que será divulgada amanhã pela TV Mirante e na edição de domingo de O Estado, será mesmo a baliza que norteará a corrida eleitoral no Maranhão.

O levantamento a ser divulgado amanhã pelo JMTV 2ª Edição, da TV Mirante, que o contratou, mantém a tradição de várias eleições, seguindo, assim, uma orientação da nave-mãe, a Rede Globo. Isso não significa dizer que pesquisas de institutos como Escutec e Econométrica não possam fazer esse balizamento.

Flávio Dino tenta criar factoides antes do levantamento
Flávio Dino tenta criar factoides antes do levantamento

Podem, sim, porque são empresas de estatística sérias, acreditadas e de qualidade comprovada. Serão sempre referência, porque o histórico de cada uma o justifica. O Ibope, porém, além de ser uma espécie de “instituição nacional” das pesquisas, tem peso decisivo na medição da sucessão presidencial, estando, portando, em condições de causar maior impacto com a divulgação do cenário que encontrar na corrida sucessória no Maranhão.

Os seus números certamente balizarão a disputa e serão levados em conta na tomada de posição dos candidatos a governador e a senador no Maranhão. Não é sem razão, portanto, que os dois principais candidatos a governador estão aguardando os números com posições tão diferentes. As seguintes: Lobão Filho está tranqüilo, apesar da forte expectativa. Flávio Dino e seus assessores mais próximos estão muito tensos, e criam até factoides para amenizar a tensão.

Da coluna Estado Maior, de O Estado do Maranhão

One comment

  1. MAIS TEM ALGUNS INSTITUTOS QUE JÁ PERDERAM A CREDIBILIDADE POIS JÁ FORAM MULTADAS E OUTRAS NÃO TEM FISCALIZADO O SUFICIENTE QUE ATE OS PESQUISADORES TEM O DIREITO DE SER ENTREVISTADOS VARIAS VEZES UMA FALTA DE RESPEITO PARA COM A POPULAÇÃO MAS NA MINHA OPINIÃO VAI DAR LOBÃO FILHO 15 POR QUE ESSE NOVO DA MUDANÇA NÃO DA CERO NÃO!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *