Uchoa deixa a Sejap após nova crise em Pedrinhas

Sebastião Uchoa deixa a Sejpa
Sebastião Uchoa deixa a Sejpa

O delegado de Polícia Civil Sebastião Uchoa deixou o cargo de Secretário de Estado da Administração Penitenciária (Sejap) hoje, logo após a fuga de detentos do Presídio São Luís I, que integra o Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Uchoa entregou o posto, que agora é ocupado de forma interina e cumulativa pelo Secretário de Estado da Segurança Pública, Marcos Afonso, também delegado de carreira.

Uchoa permaneceu à frente da Sejap por um ano e seis meses e enfrentou inúmeras crises em Pedrinhas, parte delas – senão todas -, ocorridas com a conivência de atores da segurança, como diretores de presídios, monitores e agentes penitenciários.

Na segunda-feira, o diretor da Casa de Detenção, Cláudio Barcelos, foi preso em seu gabinete por facilitar a fuga de presos mediante recebimento de propina. Na semana passada, 36 detentos haviam fugido do Cadeião após bandido ter utilizado uma caçamba para derrubar parte do muro do presídio. 

One comment

  1. O sistema penitenciário do Maranhão, bem como outras secretárias estaduais, sofrem o descaso da falta de investimento por parte do governo do estado.
    No caso da Sejap, essa revolta/motim dos presos era prevista , pois preso quer diretores e administradores que negligenciem as regras de segurança, para que seu poder paralelo seja mantido, bem como suas influencias no mundo exterior.
    Acompanho o Secretário Uchoa, com sua saída perde o Estado e a sociedade. vence a criminalidade.
    Lanço o desafio que espero que se torne público:
    Qual autoridade põe seu pescoço na guilhotina da SEJAP para adminstrá-la?
    Um (a) juiz (a)?
    Um (a) Promotor (a)?
    Um (a) procurador (a)?
    O problema não está no adminstrador, mas em priorizar os investimentos. dentro daqueles muros há forças malignas que trabalhem diuturnamente para derrubar pessoas de bem.
    Tais forças não querem pessoas que respeitem apenas direitos humanos, mais do que isso, querem alguém que negligencie e não comande com mãos de ferro, permitindo que o poder fiscalizador interno se fragilize, para que drogas, armas, celulares e outras coisas possam entrar ao bel prazer dos encarcerados.
    Já tivemos a experiencia anterior de um advogado na frente da secretaria, o desgaste pessoal foi o mesmo. Seja quem for, com ausência de investimento por parte do Estado, o resultado, com o tempo será o mesmo.
    Parabéns a todos os Secretários que por lá passaram, pois sacrificaram seus nomes e vidas pessoais pelo bem comum.
    Muita sorte para o próximo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *