Eleitores definem hoje o futuro do Maranhão

Lobão Filho disputa o Governo do Estado
Lobão Filho disputa o Governo do Estado

Mais de 4,4 milhões de maranhenses aptos a votar vão as urnas hoje no estado. Os eleitores escolherão o presidente da República, o novo governador do estado, um senador e 42 deputados estaduais e 18 deputados federais. A disputa principal é pelo governo, que hoje está polarizada entre Lobão Filho (PMDB) e Flávio Dino (PCdoB), os candidatos mais bem posicionados na corrida pela sucessão estadual.

Além de Lobão Filho e Flávio Dino, os eleitores têm como opção de voto os candidatos Antônio Pedrosa (PSOL), Saulo Arcangeli (PSTU), Josivaldo Corrêa (PCB) e Zeluís Lago (PPL).

Flávio Dino também disputa o pleito
Flávio Dino também disputa o pleito

Esses seis candidatos disputam 4.495.864 votos no Maranhão. São eleitores aptos a votar este ano. Desses, mais de 900 mil (cerca de 20%) votarão por meio do sistema biométrico, cuja identificação é feita pela impressão digital do eleitor. Entre as cidades em que ocorrerá votação pela biometria está São Luís, maior colégio eleitoral do estado.

Também disputam esses votos seis candidatos a senador, 588 candidatos a vaga na Assembleia Legislativa e 275 postulantes a deputado federal. Há apenas uma vaga de senador este ano em disputa. Para deputado estadual são 42 vagas e para federal, 18.

Governo – A disputa pelo governo estadual está sendo polarizada pelos candidatos Lobão Filho e Flávio Dino. Eles lideram as pesquisas de intenção de votos. Lobão Filho é senador da República. Esta foi a primeira vez em que o peemedebista entrou em uma disputa eleitoral para o Governo. O peemedebista também foi secretário de estado na década de 1990.

Mesmo com pouco tempo de pré-campanha, quando ocorrem as articulações políticas em busca de apoios de lideranças, Lobão Filho vem surpreendendo no meio político, tanto que, de acordo com as pesquisas feitas pelo Instituto Ibope, o senador aparece em ascendência, com 32% das intenções de votos.

O comunista Flávio Dino está à frente em todos os levantamentos. Na última pesquisa Ibope, o comunista apareceu com 49% das intenções de votos. Com quase quatro anos em campanha para governador, Dino disputa pela segunda vez o Governo do Estado. Em 2010, ele se candidatou a governador e ficou em segundo lugar, perdendo a eleição no primeiro turno para a governadora Roseana Sarney (PMDB).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *