Os erros de Dilma no Maranhão…

Lobão foi fiel e manteve apoio apenas à Presidente Dilma
Lobão foi fiel e manteve apoio apenas à Presidente Dilma, que não correspondeu

O Partido dos Trabalhadores (PT) saiu desta eleição, no Maranhão, menor do que entrou. E a culpa é da presidente Dilma e de toda a cúpula nacional. Explico.

A legenda se coligou ao PMDB, seguindo uma aliança nacional, para apoiar a candidatura do senador Lobão Filho (PMDB), que comandava a coligação “Pra Frente Maranhão”.  Até aí tudo bem, uma posição coerente e tecnicamente correta do ponto de vista político.

Mesmo assim, Dilma fez jogo duplo para favorecer Flávio Dino
Dilma fez jogo duplo e conseguiu favorecer o comunista Flávio Dino, eleito governador

Teve o PT à sua disposição, o espaço de vice-governador aberto na chapa de Lobão Filho. Criou, no entanto, uma série de embaraços, iniciou uma crise política no estado, e no fim de tudo, acabou optando por abrir mão da vaga de vice, para ficar com a primeira suplência para o Senado da Republica, que tinha como candidato o deputado federal Gastão Vieira (PMDB). O suplente escolhido – depois de outra crise, diga-se de passagem -, foi o ex-secretário de estado do Trabalho, José Antonio Heluy. A estratégia do PT, com a definição de um suplente, era conseguir efetivar o mandato de senador pelo Maranhão no futuro, com uma articulação política junto ao PMDB nacional.

Jogo duplo que influenciou negativamente a candidatura de Gastão Vieira
Jogo duplo que influenciou negativamente a candidatura de Gastão Vieira

O problema foi justamente o jogo duplo da presidente Dilma Rousseff em relação à candidatura de Lobão Filho. Tudo bem que a “prioridade” da legenda era a eleição de Gastão Vieira e de seu suplente, mas a falta de interesse e de apoio efetivo à candidatura de Lobão Filho, influenciou a derrota de Gastão para o Senado.

Dilma foi infiel ao PMDB e ao projeto governista no estado.

No fim de tudo, Heluy tido como "prioridade da legenda", acabou derrotado
No fim de tudo, Heluy tido como “prioridade da legenda”, acabou derrotado

Ela não gravou um vídeo sequer para o programa eleitoral de Lobão Filho, permitiu que uma ala dissidente do PT inaugurasse comitê pró-Flávio Dino (PCdoB) e levasse o eleitor a crer que o comunista era o seu candidato no estado, além disso, não participou de nenhum ato de campanha ao lado do peemedebista no Maranhão – estado excluído de sua agenda no primeiro turno –, e ainda encaminhou material impresso de campanha para a candidatura comunista, com a justificativa de que no plano nacional, o PCdoB é aliado do PT.

O resultado de tudo isso foi o enfraquecimento da candidatura de Lobão Filho e consequentemente o enfraquecimento da candidatura de Gastão Vieira, atrelada em todos os aspectos à do candidato a governador.

O PT, que tem presidente da República, conseguiu manter uma bancada de apenas dois deputados estaduais [menor que as do PMDB, PV, PDT e PCdoB] na Assembleia Legislativa e elegeu somente um deputado federal. Não conseguiu ‘eleger’ Gastão Vieira e o seu suplente, tido como “a prioridade do partido no Maranhão”, como foi justificado no momento em que a sigla abriu mão do posto de vice-governador.

Por seus próprios erros, por tanto, o PT saiu menor do processo eleitoral no Maranhão, do que entrou…

Nota: Nem vou explorar a neutralidade de Flávio Dino em relação às candidaturas de Dilma e Aécio Neves no segundo turno da corrida presidencial no estado. É só mais uma prova de que a petista errou e muito no Maranhão…

6 comments

  1. Seus argumentos não me convencem. Esse tipo de comentário não diz nada. Vamos ao fato: foram 195 prefeitos, 260 ex prefeitos, 18 partidos de coligação, 9 minutos de tempo de tv e rádio, ex presidente da república, vice presidente da república, ministros, 4 senadores, a máquina governamental, inúmeros convênios, uma frota de carro de som de da inveja e só por que a Dilma não declarou seu voto ele o seu candidato perdeu, ora me compre um bode.

  2. O LOBÃO FILHO NÃO MERECE SER CRITICADO, POIS ESSE RAPAZ SÓ CONTOU O APOIO EXCLUSIVO DA SUA ESPOSA, ESSA SIM LUTOU, AGORA, ROSEANA E DILMA NÃO MOVERAM UMA PALHA PARA AJUDAR ESSE RAPAZ, FORAM COVARDES, MAS VÃO PAGAR UM PREÇO ALTO, INCLUSIVE JÁ ESTÃO PAGANDO. O PRESTIGIO FOI PARA FUNDO DO POÇO.

  3. È impressionante a reclamação da falta de apoio da Dilma para a companha do Edinho Lobão, com todo aparato logístico e bilhões de reais nos cofres públicos disponíveis esse argumento é fraco, o que pesou realmente foi o envolvimento do grupo oligárquico com a corrupção e a vontade do povo pela alternância.

  4. o responsavel pela derrota é o proprio Lobão Filho. Ele “queria” ganhar mas sem botar a mão se quer em nenhum centavo do seuproprio bolso. Se o proprio candidato não quis gastar do seu. quem em sã consiencia e acreditar nessa barca que ja saiu para a campanha furada desde o começo. tenha santa paciencia e muito oleo de peroba viu!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *