PMDB e PV terão as maiores bancadas na Assembleia em 2015

Edilázio é hoje o líder do PV e do Bloco Democrático
Edilázio é hoje o líder do PV e do Bloco Democrático

O PMDB e o Partido Verde foram as legendas que saíram mais fortalecidas e elegeram o maior número de deputados para a Assembleia Legislativa no Maranhão.

Cada um dos partidos elegeu quatro deputados estaduais para a legislatura 2015-2018. Por outro lado, o PTB e o PSD – que chegou a contar com seis deputados – desapareceram do parlamento estadual. Outras siglas, como o PTC, do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, já dispõem de representatividade no Legislativo.

Foram eleitos pelo PMDB para exercer mandato até 2018, os deputados Roberto Costa, Andréa Murad, Nina Melo e Max Barros. Costa e Max conseguiram a reeleição. Pelo PV, foram reeleitos os deputados Edilázio Júnior, Hemetério Weba, Rigo Teles e Adriano Sarney, que estreia na casa em 2015.

Roberto Costa é uma das lideranças do PMDB
Roberto Costa é uma das lideranças do PMDB

Com três deputados cada, aparecem PDT, PCdoB e PRB. Foram eleitos pelo PDT os deputados Humberto Coutinho, Fábio Macedo e a reeleita Valéria Macedo.

Pelo PCdoB, foram eleitos os deputados Raimundo Cutrim, Othelino Neto e novato Professor Marcos Aurélio, que tem forte atuação política na Região Tocantina.

A tendência é de que estes partidos [PMDB, PV, PDT, PCdoB e PRB], disputem espaços de forma mais acirrada na Mesa Diretora e nas Comissões Parlamentares da Casa. Os partidos também devem iniciar, ainda esse ano uma articulação mais direta para a formação dos Blocos Parlamentares.

Na atual legislatura, por exemplo, tanto o PV quanto o PMDB, lideram os maiores blocos do Parlamento: Democrático e Bloco Parlamentar Pelo Maranhão, respectivamente. O PCdoB tem o comando do Bloco de Oposição.

Na próxima legislatura, no entanto, os papéis devem ser invertidos. O PCdoB passa a ser governo, enquanto PV e PMDB devem atuar na oposição.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *