Se quiserem, deputados podem derrotar Flávio Dino na Assembleia

Humberto Coutinho é o preferido de Flávio Dino
Humberto Coutinho é o preferido de Flávio Dino

Desde o início da semana, circula nos bastidores da Assembleia intensa movimentação de deputados estaduais eleitos para a eleição da Mesa Diretora da Casa, que acontecerá somente no mês de fevereiro de 2015.

Dentre os nomes citados estão o de Humberto Coutinho (PDT) – provável candidato do governador eleito Flávio Dino (PCdoB) -, Othelino Neto (PCdoB), Edivaldo Holanda (PTC) e até o de Fábio Macedo (PDT), que já começou a se articular com alguns dos novatos.

Edivaldo Holanda também tem nome na disputa
Edivaldo Holanda também tem nome na disputa

Apesar disso, já há entre os deputados que pertencem ao grupo da governadora Roseana Sarney (PMDB),quem defenda o lançamento de um nome de contraponto aos quatro citados, que por coincidência, são todos ligados ao comunista.

Tecnicamente foram eleitos 26 deputados, ou seja, a maioria de um plenário formado por 42, ligados politicamente ao grupo hoje governista, mas que a partir de 2015 passará a atuar na oposição da gestão Flávio Dino.

Sendo assim, é impossível não reconhecer o poder de fogo que estes 26 deputados têm em mãos.

Othelino já lançou candidatura
Othelino já lançou candidatura

A eleição para o Governo do Estado foi vencida por Flávio Dino, da coligação “Todos pelo Maranhão”, mas o comando da Assembleia Legislativa, um poder independente, pode sim ser alcançado pelo grupo que fará oposição ao comunista.

Fábio Macedo se articula pelo comando da Casa
Fábio Macedo se articula pelo comando da Casa

E exemplos recentes e marcantes da política maranhense reforçam essa tese. Em 2010 os deputados novatos e alguns dissidentes, com a ajuda da oposição na Assembleia Legislativa, derrotaram o candidato Ricardo Murad (PMDB) – que até a véspera da eleição era tido como o preferido para a ocupação da presidência da Casa -, e elegeu para o deputado Arnaldo Melo (PMDB) para o comando do Legislativo.

Em 2012 caso semelhante ocorreu na Câmara Municipal de São Luís. A candidata do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC), vereadora Helena Duailibe (PMDB), foi derrotada por Isaías Pereirinha (PSL) – penta-presidente da Casa -, após intensa articulação dos parlamentares contra a intervenção de Edivaldo.

Dois casos que reforçam a tese de que um contraponto a qualquer candidato lançado por Flávio Dino, pode existir e ser forte. Se os deputados eleitos ligados ao grupo Sarney hoje formam a maioria para a próxima legislatura, é possível sim vencer o comunista e manter a independência da Assembleia, com desprendimento do Executivo.

Mas se esses mesmos deputados se deixarem levar por vaidade ou submissão ao bem-querer do novo chefe do Executivo, uma nova vitória do comunista será imposta. A escolha é do grupo…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *