Governo recua e anuncia a reabertura da Fundação da Memória Republicana

Convento das Mercês fechou as portas na sexta-feira; imagem Thiago Bastos
Convento das Mercês fechou as portas na sexta-feira; imagem Thiago Bastos

Após forte pressão da sociedade e da classe política, o Governo do Estado resolveu recuar e reabrir a Fundação da Memória Republicana Brasileira, que funciona no Convento das Mercês.

Flávio Dino havia exonerado os funcionários da entidade, sem substituí-los por membros da atual gestão, o que acabou inviabilizando a continuidade das atividades no local.

A Fundação possui um rico acervo museológico, histórico, bibliotecário e cultural, com mais de 40 mil itens da Presidência da República.

São peças, documentos oficiais, livros raros dentre outros, disponíveis para visitação. O Convento das Mercês é um dos pontos turísticos de São Luís mais atrativos.

A Fundação também conta com inúmeros projetos sociais, culturais e educacionais, voltados principalmente para famílias carentes do Desterro e do Centro.

São cursos pré-vestibulares, cursos profissionalizantes, oficinas de redação, literárias, concursos, exposições e uma série de outras atividades que integram a agenda oficial do espaço.

Na edição de ontem de O Estado, o deputado Edilázio Júnior publicou um artigo no qual repreendeu o governador comunista. Edilázio pediu a reabertura do espaço e alertou Flávio Dino quanto à importância histórica e cultural da Fundação.

Horas depois, reunidos com a comunidade do Desterro, membros do Governo anunciaram a formação de uma equipe para conduzir a administração do espaço.

Espera-se, de fato, que isso aconteça.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *