As vozes na Assembleia Legislativa

Andrea Murad tem atuado como se fosse líder da oposição
Andrea Murad tem atuado como se fosse líder da oposição

A nova Legislatura foi iniciada há 11 dias na Assembleia Legislativa e com ela o novo cenário político no Maranhão.

A bancada do governador Flávio Dino (PCdoB) conta com a maioria absoluta na Casa e a oposição, por sua vez, ainda não tem uma configuração definida.

Até o momento, as vozes oposicionistas são apenas as de Andrea Murad (PMDB), Adriano Sarney (PV), Sousa Neto (PTN) e Edilázio Júnior (PV). Foram os únicos até que partiram para um embate direto e que confrontaram os governistas.

Deputado Adriano Sarney / Agência Assembleia
Deputado Adriano Sarney / Agência Assembleia
Deputado Sousa Neto
Deputado Sousa Neto

Outros parlamentares se situam na chamada “linha de independência”, como Alexandre Almeida (PTN), e alguns até surpreendem pela postura adotada até aqui, como o deputado Roberto Costa (PMDB). Roberto tem se mantido distante das discussões políticas na Casa.

Edilázio é oposição na Casa
Edilázio é oposição na Casa

Já do lado governista, é impressionante a desenvoltura do deputado Edson Araújo (PSL). Parlamentar de pouca representatividade na legislatura passada e membro da base do governo Roseana Sarney (PMDB), Edson utiliza a tribuna quase que todos os dias, com discursos elogiosos ao governador Flávio Dino. Há muito jogo de cena também…

Cauteloso, Othelino Neto (PCdoB) é talvez o governista mais à vontade na nova legislatura. Ele tem exercido uma função estratégica na base dinista, e certamente será reconhecido por isso mais tarde.

 

Rogério Cafeteira é líder de Flávio na AL
Rogério Cafeteira é líder de Flávio na AL

Rogério Cafeteira (PSC) tem feito um bom papel na liderança do governo, mas talvez ainda constrangido, tenha perdido um ou outro embate para parlamentares não tão experientes como ele no Parlamento.

Deputado Marco Aurélio / Agência Assembleia
Deputado Marco Aurélio / Agência Assembleia

Já Marco Aurélio (PCdoB), vice-líder do Governo na Casa, tem atuado com afinco na defesa do governador Flávio Dino, mesmo que se utilizando de discursos contraditórios e sem muita consistência. O comunista tem potencial, não há como negar, mas o futuro o mostrará que as vezes o silêncio é a melhor resposta em momentos de “crises pontuais” no governo. Aquilo que é indefensável, permanecerá assim, queira ele ou não se manifestar.

As análises continuarão…

6 comments

  1. Marco Aurélio e Othelino sem dúvida os caras dessa nova Assembleia. Andrea Murad, Adriano e essa croja toda sarneyzista vai chorar muito ainda kkkkkkk

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *