Previsão de entidades é de que 2 mil crianças fiquem fora da sala de aula em 2015

Pedra fundamental de obras foi lançada no dia 8 de fevereiro na unidade 105 da Cidade Operária
Pedra fundamental de obras foi lançada no dia 8 de fevereiro na unidade 105 da Cidade Operária

denunciaEntidades que militam no Sistema de Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes de São Luís voltam a denunciar o problema da falta de vagas nas escolas da rede pública municipal.

A área Itaqui-Bacanga, uma das mais populosas da capital, sofre com o problema. A conselheira tutelar Bensoete Câmara, que participou de um painel na Câmara Municipal ontem, afirmou que a média de intervenções que o conselho realiza na busca de vagas para crianças, chega a 300.

A previsão das entidades, é que pelo menos 2 mil crianças ficarão fora da sala de aula em 2015 por falta de oferta de vagas pelo município. Um número preocupante e alarmante.

Edivaldo Holanda Júnior (PTC) foi eleito sob o discurso do “novo” e da “mudança”. Uma das principais promessas de campanha, foi a construção de 19 novas creches, do Programa federal Brasil Carinhoso, em São Luís.

Ele chegou a fazer uma verdadeira festa no mês de fevereiro do ano passado, ao lançar a pedra fundamental daquela que seria a primeira creche do programa.

O local escolhido foi um terreno situado na unidade 105 da Cidade Operária, que era utilizado como campo de futebol pela comunidade. Os serviços de terraplenagem foram iniciados, mas abandonados em seguida.

A placa que indicava valor e prazo da obra, também foi retirada do local. E até o momento, nenhuma resposta foi dada pelo Município.

É por falta de políticas públicas eficazes e compromisso do Governo Municipal, que crianças não têm assegurado o direito a estudar. Lamentável.

3 comments

  1. O problema das vagas nao é só uma questao da prefeitura. é obvio que temos um numero muito maior de crianças buscando a oportunidade de estudo, mas não há escolas suficientes pra esta demanda. Quem dera que o governo federal acordasse pra isso e inaugurasse o numero de salas de aula que o país precisa.

  2. Colocar a criança para estudar ja é um detalhe complicado pela oferta pequena de vagas, mas pra manter a criança estudando, tambem é preciso ter uma renda bacana, coisa que o brasileiro tá longe de ter.

  3. As escolas também nao podem se entupir de alunos sem oferecer ensino de qualidade. Quando uma mae escuta um não quanto a uma vaga, é por que realmente nao há mais capacidade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *