Certificação internacional do Maranhão livre da aftosa em risco

Imagem meramente ilustrativa
Imagem meramente ilustrativa

O Estado – A política de defesa agropecuária do estado, e nesse bojo a certificação internacional de livre da febre aftosa, corre sério risco porque até o momento o Governo do Estado nomeou somente sete dos 18 chefes dos escritórios regionais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged).

As nomeações teriam ocorrido após muita pressão do Sindicato dos Fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Sinfa). Desde janeiro, os escritórios regionais da Aged encontram­-se acéfalos, sem comando para medidas administrativas, como assinatura de documentos, autorização de pagamentos de fornecedores, e até mesmo a articulação da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que ocorre daqui a 40 dias e cuja cobertura é fundamental para proteger o rebanho maranhense contra a aftosa e manter o certificado internacional concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), no ano passado.

Na última campanha de vacinação contra a febre aftosa, realizada em novembro pelo governo anterior, os dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informaram que o Maranhão imunizou 7.243.538 cabeças de bovinos e bubalinos, uma cobertura de 95,28%.

“Com essa demora em nomear os chefes dos escritórios, todo o trabalho de defesa animal e vegetal da Aged está comprometido”, denuncia o presidente do Sinfa, Francisco Saraiva da Silva Júnior, que também criticou a falta de combustível para o deslocamento dos técnicos.

Segundo Francisco Saraiva, o atual governo se comprometeu em dar prioridade aos servidores da agência para serem nomeados como gestores dos escritórios. “Já vimos que dois desses sete nomeados não fazem parte do quadro do Estado”, lamentou.

Essa demora na nomeação, além da não realização de concurso público com 170 vagas já asseguradas, o não pagamento de insalubridade, entre outros pleitos, serão discutidos em assembleia geral que a categoria realiza às 10h de hoje, no Sindicato dos Bancários.

Nomeações ­ – O diretor-­geral da Aged, Sebastião Cardoso Anchieta, confirmou que até agora só sete chefes de escritórios foram nomeados pelo governo. Ele garantiu que os 11 cargos restantes serão preenchidos na segunda-feira, com novas nomeações.

Quanto à questão da falta de combustível denunciada pelo presidente do Sinfa, Sebastião Anchieta afirmou que o problema já foi solucionado.

 

Números

7 Chefes de escritórios regionais da Aged de um total de 18 foram nomeados até agora pelo Governo do Estado

95,28% Foi a cobertura alcançada pelo governo anterior na segunda etapa de vacinação de 2014 contra a febre aftosa

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *