Primeiro escalão do Governo permanece incompleto

José Reinaldo Tavares não assumiu posto no Governo
José Reinaldo Tavares não assumiu posto no Governo

O Estado – A posse do deputado federal Julião Amin (PDT) como novo secretário de Estado de Trabalho e Economia, ocorrida na sexta-­feira, no Palácio dos Leões, reforçou entre aliados do governador Flávio Dino (PCdoB) a tese de que o também deputado federal José Reinaldo Tavares (PSB), ex­-governador do estado, não assumirá mais a pasta que deveria comandar.

Oficialmente o governo não trata do assunto. A reportagem pediu esclarecimentos à Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), sem sucesso. Segundo apurou O Estado, no entanto, o ex-­governador teria desistido em virtude de um desentendimento com o prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves (PSB).

Ele é marido de Luana Alves (PSB), a primeira suplente de José Reinaldo, e teria atuado contra o colega de partido para movimentar o processo decorrente da Operação Navalha – durante a qual o ex-­governador chegou a ser preso pela Polícia Federal.

Tavares foi indicado pelo comunista para ocupar a Secretaria de Estado das Minas e Energia ainda no dia 24 de novembro de 2014. Dino era, então, apenas governador eleito. Assim que o tomou posse o novo governador do Maranhão, começaram as especulações sobre o socialista, que preferiu não assumir logo a secretaria, sob a alegação oficial de que aguardaria ser empossado na Câmara dos Deputados, para, então, pedir licença do mandato parlamentar.

Nesse meio tempo, José Reinaldo garantiu a efetivação de sua estrutura, com a nomeação de 19 assessores na secretaria. Entre eles Aziz Tajra Neto, homem de sua estrita confiança, que foi chefe da Casa Civil do seu governo. Com a equipe por ele próprio formada, restava a posse. O que deveria ter ocorrido, segundo o rito normal, na sexta­-feira, junto com Julião Amin, que tinha situação idêntica a sua. Mas José Reinaldo, que esteve no Palácio dos Leões na ocasião – já que participou de reunião com Flávio Dino logo após a posse do pedetista -,­ novamente não tocou no assunto.

3 comments

  1. Zé Reinaldo já deu demonstração de que não quer mesmo assumir esse governo. Menos mal pra Flávio Dino, até porque não mancha a sua gestão. Melhor deixar esse aí de fora mesmo

  2. Flávio Dino vai seguindo os mesmos passos de Edivaldo Holanda. O prefeito demorou quase um ano para completar a sua equipe de governo e deu no que deu. Flávio até hoje não completou o primeito escalão e alguns estão prestes a sair, como o secretário de Saúde e a secretária de Cultura. Não vão durar muito tempo não

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *