Base de Edivaldo racha e vereadores já se articulam pela disputa do Executivo

Edivaldo não tem conseguido se relacionar com a Câmara
Edivaldo não tem conseguido se articular com a Câmara

O Estado – A base aliada do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) na Câmara Municipal de São Luís, iniciou nas duas últimas semanas um movimento que deverá resultar na concorrência direta pela disputa da Prefeitura nas eleições de 2016, contra o petecista, que trabalha pela reeleição.

A vereadora Rose Sales (PP), que desde o início da atual legislatura se colocava na condição de aliada de Edivaldo, contudo, sem poupá-lo de críticas, e o presidente da Casa, vereador Astro de Ogum (PMN), figuram como alguns dos nomes que devem se tornar concorrentes diretos do prefeito no próximo pleito.

Sales foi convidada a se retirar do PCdoB depois de elevar na tribuna do legislativo municipal, cobranças ao prefeito pelo cumprimento das promessas feitas na eleição de 2012.

Ela passou a ingressar as fileiras do PP – que pertence a base do governador Flávio Dino (PCdoB) -, e lançou oficialmente a sua pré-candidatura a prefeita da capital no fim de semana passado.

Rose Sales lançou pré-candidatura a Prefeitura de SL
Rose Sales lançou pré-candidatura a Prefeitura de SL

Na última quarta-feira, quem lançou pré-candidatura à Prefeitura de São Luís foi o presidente da Câmara, Astro de Ogum. Insatisfeito com a atual administração, Ogum chegou a afirmar que espera encontrar Rose Sales na reta final da disputa, para um embate particular entre os dois. O parlamentar deverá deixar o PMN e se filiar no PR nas próximas semanas.

Racha – A movimentação de Rose e de Astro, exemplificam a crise que há entre o prefeito Edivaldo e a Câmara Municipal. No início do ano os vereadores chegaram a se reunir e cobrar da liderança do Governo na Casa, o cumprimento de acordos firmados por Edivaldo com o Legislativo.

Astro de Ogum mostra interesse na disputa de 2016
Astro de Ogum mostra interesse na disputa de 2016

A crise entre os dois Poderes se arrasta desde o primeiro ano de mandato do prefeito. Em abril de 2013, o anúncio do Palácio La Ravardière de redução de 50% do valor das emendas parlamentares provocou atrito entre os vereadores e o petecista.

A reclamação dos parlamentares era da falta de diálogo de Edivaldo com a Casa. No ano passado, a crise aumentou em períodos festivos como Carnaval e São João, por causa dos cortes de investimentos e vetos feitos por Edivaldo, principalmente em algumas bases de atuação dos vereadores.

Já em 2015, o afastamento dos parlamentares do prefeito diz respeito ao não cumprimento de acordos firmados entre os dois Poderes.

As constantes crises fizeram até com que o prefeito trocasse, ao longo de seu mandato, a liderança de Governo na Casa. Antes ocupada pelo vereador Honorato Fernandes (PT), o posto passou a ser ocupado pelo suplente de vereador Osmar Filho (PSB) em março do ano passado.

Coube a ele tentar amenizar o desgaste da imagem do prefeito junto aos colegas. Até o momento, no entanto, a situação do prefeito não é muito positiva.

4 comments

    1. Afinal, você é Juciara ou Janaína. Utiliza o mesmo IP 23.239.18.57, com dois nomes diferentes, para tratar do mesmo tema… Tenta desqualificar Rose Sales e Astro de Ogum, que por coincidência ou não, são virtuais adversários de Edivaldo Júnior.
      Seria um robô?

  1. ROSE SALES E ASTRO SÃO FERINHA DO MSMO SACO. TAO SE ENVOLVENDO SÓ COM GENTE QUE NÃO VALEM NADA. ROSE SALES SE UNINDO COM A LIDER DA SINDEDUCAÇÃO, ELIZABETH… ESSA NUNCA QUEM APRESENTOU AS CONTAS DA ENTIDADE…MAIOR TRANBIQUEIRA!!!! ROSE SALES TÁ SÓ SE QUEIMANDO COM ESSES ALIADOS DELA.

  2. Quando Rose Sales ainda era do PCdoB ela já estava planejando apunhalar Edivaldo. Sempre o apoiou e agora se encontra fazendo oposição ferrenha a ele na clara intenção de candidatura nas eleições 2016. Ainda mais naquele partido sujo que é o PP. Ela será só mais uma em meio a tantos candidatos que não se mostram confiáveis.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *