Jorge Aragão – Pode ser do deputado estadual Edilázio Júnior (PV), a maior homenagem póstuma que o jornalista esportivo, Herbert Fontenele, falecido na madrugada de terça-feira (16), vítima de câncer de próstata, poderá receber.
Edilázio Júnior já protocolou junto a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa uma indicação para que o governador Flávio Dino modifique o nome do Estádio do Castelão. Atualmente o nome oficial do maior estádio do Maranhão é Estádio João Castelo.
Pela proposição de Edilázio o novo nome da praça esportiva passaria a ser chamada de Estádio Herbert Fontenele, ou simplesmente Fontecão.
Na justificativa da indicação, Edilázio Júnior lembrou que o nome Estádio João Castelo ainda infringe as regras das constituições do Maranhão e Brasil.
“Com o respeito devido ao ex-governador João Castelo, que encontra-se vivo e exercendo o mandato de Deputado Federal, as Constituições Federal e Estadual vedam a denominação com nome de pessoas vivas a prédios públicos. A mudança de nome corrigirá essa falha ao tempo em prestará uma justa homenagem ao jornalista Herbert Fontenele, cronista esportivo que marcou o futebol maranhense de forma significativa”, justificou.
Vale lembrar que uma das primeiras medidas do governador Flávio Dino foi encaminhar uma Medida Provisória proibindo o nome de pessoas vivas em logradouros públicos. Apesar da medida ser desnecessária, pois já existe tal determinação na Constituição Federal e Estadual, demonstra, em tese, que Flávio Dino é contra tais homenagens.
A indicação de Edilázio é extremamente pertinente, afinal além de corrigir um erro existente, o Governo prestará uma justa homenagem a um dos maiores cronistas esportivos que já teve o Maranhão. Inclusive o velório de Herbert Fontenele acontece no Estádio Castelão e as 10h será cremado em solenidade apenas para os familiares.
Resta saber se o pensamento do governador Flávio Dino é o mesmo para aliados e adversários políticos, afinal, atualmente, João Castelo é um dos seus aliados na Câmara Federal.
Com a palavra o governador Flávio Dino.