Câmara quer a presença da Força Nacional em São Luís

Fábio Câmara é autor de denúncias
Fábio Câmara quer a presença da Força Nacional na capital para frear violência

Os vereadores da Câmara de São Luís devem apreciar, hoje, um requerimento de autoria do vereador Fábio Câmara (PMDB) que solicita ao prefeito Edivaldo de Holanda Júnior (PTC), em caráter de urgência, reforço da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) na cidade.

A solicitação foi protocolada ontem pelo peemedebista. Há dois meses, a bancada de oposição na Assembleia Legislativa tentou aprovar um requerimento com esse mesmo propósito, a ser encaminhado ao governador Flávio Dino (PCdoB), mas os governistas vetaram.

O autor do requerimento alega preocupação com a violência e o déficit de efetivo policial na cidade e, por isso, sugere ao prefeito que peça auxílio federal para conter o avanço da criminalidade.

“São Luís vive uma proliferação absurda de violência a ponto de sermos, por cinco semanas seguidas, manchetes negativas nos noticiários nacionais. Cito com destaque, o duplo assassinato ocorrido no interior de um ônibus sobre a ponte José Sarney, no São Francisco e a expulsão de moradores das suas residências por facções criminosas no Pólo Coroadinho”, destacou.

Presidente da Comissão de Transportes da Câmara Municipal de São Luís, Fábio Câmara cita no documento um levantamento feito pelo Sindicato das Empresas de Transportes (SET) apontando que os assaltos a ônibus viraram rotina na capital maranhense.

“Todos os dias diversos casos de assaltos a ônibus são registrados em plantões de polícias da Região Metropolitana. Dados do Sindicato das Empresas de Transportes mostram que em 2014, foram registrados 366 assaltos de janeiro até maio e no mesmo período deste ano, foram 186 até agora”, informou.

Combate – Para o líder da oposição na Câmara, o auxílio da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) ajudaria no combate à violência na cidade. Porém, ele diz que o prefeito Edivaldo Júnior precisa usar sua influência politica em Brasília para reforçar o pedido.

“O prefeito dizia na campanha que era conselheiro da a presidente Dilma Rousseff. Agora chegou a hora de usar sua influência politica para contribuir com a segurança pública, garantindo em Brasília um reforço policial para combater a criminalidade na cidade”, concluiu.

A solicitação de apoio à FNSP não é a primeira tentativa para tentar coibir a escalada da violência no estado. Em junho, o deputado estadual Adriano Sarney (PV), apresentou requerimento à Mesa Diretora da Casa com um pedido de intervenção federal no sistema de segurança estadual, mas matéria acabou sendo rejeitada pelo plenário antes de ser encaminhada à Presidência da República.

2 comments

  1. Concordo que a segurança na cidade deve ser reforçada, mas o vereador deveria ligar essa responsabilidade ao verdadeiro responsavel: o Estado.

  2. Fizeram por dias ai uma operação com smtt e policia nos onibus pra evitar assaltos. Pelo menos alguem está se mexendo. o problema é que se encontram um menor envolvido ele não fica preso! ai essa insegurança só cresce!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *