PT maranhense perde em articulação política e fica sem o comando do Incra

Raimundo Monteiro admitiu a derrota
Raimundo Monteiro admitiu a derrota

O Partido dos Trabalhadores (PT) no Maranhão perdeu espaços e já não tem mais o controle do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no estado.

O sociólogo Jowberth Frank Alves da Silva, servidor de carreira do instituto, não é mais o superintendente do órgão no estado. Ele havia sido indicado pela direção do PT e tomado posse em dezembro de 2014, em Brasília.

Para o seu lugar, deve ser oficializado o nome do ex-secretário de Pesca e Agricultura do governo Roseana Sarney (PMDB), Davidson Franklin. O PT local, “dono” do posto, esperava conseguir indicar um substituto imediato, mas acabou atropelado por uma forte articulação política, que segundo o presidente estadual da sigla, Raimundo Monteiro, “veio de cima”.

“Já está realmente praticamente consolidado. Esperávamos realmente indicar um nome, mas as coisas não deram certo. É assim mesmo, faz parte do jogo. Foi uma articulação que veio de cima e numa hora dessa não temos muito o que fazer. Vamos conversar com a direção nacional do partido, mas creio que não há o que fazer. Já está acertado. Parece já definido”, lamentou.

Monteiro tentou minimizar o fato, com a alegação de que a decisão partiu da presidente da República, sem muita influência política. “Num momento de crise como esse pelo qual o país passa, é natural que a presidente tome decisões como essa. Tínhamos sim uma expectativa em relação ao Incra, mas também entendemos o momento e o contexto. É assim mesmo”, disse.

Postos – A presidente Dilma Rousseff (PT) ainda deverá fazer outras duas modificações em órgãos federais no Maranhão. Uma na Companhia dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e outra na Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário (DFDA). Para a Codevasf o nome forte é o do deputado federal Sétimo Waquim (PMDB). O presidente do PT inclusive admitiu que o espaço é do PMDB. “Isso já havia sido acertado”, disse.

Já para a DFDA a indicação do partido é do nome de Rodrigo Comerciário (PT). Apesar disso, Monteiro admitiu – de forma discreta ­, que a sigla pode acabar perdendo também o espaço. “Na época tínhamos indicado o nome do Comerciário, mas agora vamos ver o que vai acontecer”, disse.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *