O publicitário e professor universitário Fernando Coelho lançará, no dia 4 de setembro, em São Luís, o livro “INSIGHTS DE MARKETING – Reflexões sobre tendências e transformações da comunicação e marketing”, pela Editora Veloso. O evento ocorrerá durante a III Edição da Feira do Livro no Shopping da Ilha. Na ocasião, o autor também ministrará a palestra Tendências de Mercado e Insights de Marketing – um talk show sobre os principais pontos abordados no livro.
Com experiência acumulada na área do varejo e atuação em marcas como Armazém Paraíba, Chevrolet, Fiat, Renault e Cemar, a proposta do autor com a obra é refletir e instigar o questionamento se as empresas estão realmente preparadas para os novos desafios do mercado, principalmente no que se refere à atender com maestria às exigências dos consumidores contemporâneos.
Com um texto descomplicado e objetivo, o autor apresenta várias questões quanto às transformações sociais e culturais pelas quais estamos passando e, como isso impacta a gestão dos negócios. Para o publicitário, os consumidores se tornaram “prosumers”, ou seja, estão cada dia mais informados. Para o autor, as marcas precisam se reinventar para se manterem vivas, não só no mercado, mas, sobretudo, na mente e coração dos seus clientes. Em uma época de hiperconexão, o cliente exige o dobro de atenção, respeito e entendimento de suas necessidades e desejos.
“As marcas mais do que nunca precisam aprender que o mercado caminha para a regra do sentir e agir. O cliente quer ser ouvido, sentido, percebido e atendido – em tempos de mídias sociais, essa regra se torna mais forte e abrangente. O consumidor tem o poder nas mãos, basta um clique e pronto, ele já falou bem ou mal da sua marca”, afirma Fernando Coelho.
Livro – O livro está dividido em três áreas que, para o profissional, são fundamentais dentro deste novo contexto mercadológico: Marca e Consumo; Conexões e Gestão de Pessoas. Na leitura será possível visualizar conceitos e ponderações acerca de atendimento versus encantamento, posicionamento da marca, integridade da marca, fragilidade das empresas em tempos de mídias sociais, storytelling, cibridismo, inovação versus criatividade e gestão de pessoas com foco na inovação.
Segundo Fernando Coelho, o objetivo central da obra é colaborar para a reflexão: “Estou agregando valor à minha marca de verdade?” Em tempos de crise e comoditização do mercado, é sempre bom se fazer essa pergunta.