O deputado estadual Fernando Furtado pode ser expulso do PCdoB depois de áudio em que ele ofende índios ter vazado na internet e repercutido na imprensa. O áudio foi gravado durante audiência pública com organizada pela Associação dos Produtores de São João do Carú (Aprocaru).
“Eu vou dizer abertamente, índio nunca me fez nada, não tenho descendência indígena, não tenho parente índio e acho que a política indigenista, no Brasil, ela é equivocada. Uma política que garante aos índios aquilo que eles não têm direito. Não tem direito porque índio não é melhor do que qualquer brasileiro desse pais. Índios têm regalia que os outros brasileiros que trabalham não têm”, disse e completou:
“Lá em Brasília o Arnaldo viu, os índios tudo de camisetinha , tudo arrumadinho, com flechinha, tudo um bando de veadinho. Tinha uns três lá que eram veado que eu tenho certeza, veado. Eu não sabia que tinha índio veado, fui saber naquele dia em Brasília, tudo veado. Então é desse jeito que tá, índio já consegue ser veado, boiola, e não consegue trabalhar e produzir? negativo!”, completou.
A expulsão do partido foi sugerida nas entrelinhas pelo presidente estadual da sigla, Marcio Jerry, em entrevista ao jornalista Gilberto Léda. Jerry disse que já o ouviu por telefone e aguarda uma manifestação por escrito, antes de uma deliberação formal.
“Discursos e práticas que atentem contra os direitos humanos nunca foram nem são tolerados pelo PCdoB”, disse o comunista.
Hoje, na Assembleia Legislativa, Fernando Furtado nada falou sobre o tema. Procurado pela imprensa, ele afirmou que não iria conceder entrevistas.
Em tempo: Caso seja expulso do PCdoB, Fernando Furtado perde o mandato na Assembleia Legislativa. Ele atua hoje como suplente do deputado licenciado e secretário de Estado, Bira do Pindaré.
Muito bacana esse artigo, obrigado por compartilhar essas preciosas informações que com certeza vão ajudar muita gente