Capa com foto de O Estado leva prêmio de jornalismo

Recorte da edição de hoje de O Estado. Biné Morais fala sobre o prêmio
Recorte da edição de hoje de O Estado. Biné Morais fala sobre o prêmio / Foto: De Jesus

O Estado – Uma foto do repórter fotográfico Biné Morais, de O Estado, que retratou o linchamento de Cledenilson Pereira da Silva, compõe a capa sob o título “Do tronco ao poste”, do jornal Extra, do Rio de Janeiro, que venceu o Prêmio ExxonMobil (antigo prêmio Esso) de Jornalismo, considerado o maior do país. A premiação deverá acontecer no dia 12 do próximo mês, em local e horário a serem confirmados.

De acordo com o regulamento do prêmio, a escolha dos contemplados aconteceu em duas etapas distintas. Na primeira fase, uma comissão indicou aqueles que exibiam as melhores condições para concorrer. Na categoria Fotografia, por exemplo, foram pré­selecionados 10 trabalhos. Na segunda etapa, uma comissão apontou os vencedores dos prêmios ExxonMobil de Jornalismo 2015 e o ExxonMobil de Fotografia.

Ainda segundo o regulamento, os contemplados no Prêmio ExxonMobil de Fotografia receberão R$ 11 mil, segundo maior prêmio da disputa (ficando atrás somente do Prêmio ExxonMobil de Jornalismo, cuja premiação está avaliada em R$ 33 mil). A capa do Extra vencedora do prêmio, publicada no dia 7 de julho deste ano, foi concebida pelos jornalistas Sandro Mesquita, Octávio Guedes, Denise Ribeiro, Marcelo Senna, Marlon Brum, Viviane Cohen e Clóvis Saint­Clair.

Sobre o prêmio, o repórter fotográfico Biné Morais disse que a conquista é compartilhada com toda a equipe de O Estado. “Este prêmio não somente é meu, mas de toda a equipe de O Estado, que se esforça diariamente para levar a melhor informação ao seu leitor. Foi uma foto impactante, apesar de remeter a um fato triste”, disse.

Ainda de acordo com o repórter fotográfico, o prêmio é uma consagração da carreira no jornalismo maranhense. “Foram muitas coberturas. No entanto, esta do linchamento foi uma das mais marcantes. Creio que o prêmio também é um estímulo para quem está começando na profissão”, afirmou.

Reconhecimento ­ O Prêmio ExxonMobil de Jornalismo é considerado o mais tradicional programa de reconhecimento de mérito dos profissionais de Imprensa do Brasil. Este ano, o prêmio completa 60 anos de existência ininterrupta. Criado em 1955, com o nome de “Prêmio Esso de Reportagem”, passou posteriormente a denominar­se “Prêmio Esso de Jornalismo” e, atualmente, é “Prêmio ExxonMobil de Jornalismo”.

O concurso é dividido em diversas categorias e recebe avaliação de comissões de julgamento integradas exclusivamente por renomados jornalistas e profissionais de comunicação. Atualmente, para a mídia impressa, estão destinadas 11 categorias.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *