Negligência e desrespeito na UPA do Araçagi

denunciaSão inúmeras as denúncias a respeito do sucateamento e precariedade dos serviços prestados nas unidades de saúde do estado.

Além da falta de médicos nas UPAs – o que não ocorria no Governo anterior especificamente nessas unidades, vale ressaltar -, há a falta de humanização no atendimento, reflexo direto da indicação política para determinados cargos no setor.

E é exatamente a respeito deste último ponto que o blog vai tratar.

O blog recebeu a denúncia de uma paciente que acabou negligenciada por um ortopedista na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araçagi.

A paciente, que prefere não se identificar, relatou ter chegado ao local por volta das 11h30, sentindo apenas os movimentos dos braços e com uma forte dor na coluna.

Após duas horas e meia de espera para receber o atendimento, ela foi encaminhada a um clínico geral que em seguida, a encaminhou para um ortopedista, após ter sido submetida a uma medicação para amenizar a dor.

“Após ser medicada fui ao ortopedista [o único que atende às demandas de todas as UPAs, segundo o que os recepcionistas informaram], ele não estava no consultório, mas estava na unidade”, disse a denunciante.

Segundo a paciente, haviam três pessoas no corredor para serem atendidas pelo ortopedista. Ela conta que chegou a ser chamada três vezes para ir ao consultório, mas em nenhuma delas, o médico estava na sala.

“Após 40 minutos de espera, já próximo das 16h30, o médico entrou no consultório, atendeu uma pessoa e na minha vez, afirmou que meu nome já não estava mais no sistema e que ele não iria atender. Mesmo eu tendo ido novamente à recepção para fazer outro cadastro, o ortopedista se recusou a me atender. Desta vez, por alegar que só atendia caso de fratura exposta, lesão ou vítimas de acidentes”, contou.

O relato acima vai além do desrespeito à figura humana. Trata-se de negligência, falta de profissionalismo e é mais um dos reflexos do caos que se instalou na Saúde do estado.

Fico imaginando quantas pessoas não recebem esse tipo de “tratamento” diariamente nestas unidades. Lamentável.

Com a palavra, a Secretaria de Saúde do Estado…

One comment

  1. Caro Prefeito Gil Cutrim,
    NÃO ESTÁ HAVENDO COLETA DE LIXO NO BAIRRO ARAÇAGI, CENTRAL PARQUE, ALTOS DO JAGUAREMA E REGIÃO. O LIXO SE ESPALHA PELAS RUAS E CALÇADAS COLOCANDO A SAÚDE DAS PESSOAS EM RISCO. TOME UMA PROVIDENCIA SENHOR PREFEITO.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *