Capa de O Estado serve de base para seletivo do Colun

capa O EstadoO Estado – A capa da edição de O Estado do dia 7 de julho do ano passado, serviu de base para três questões da prova do Processo Seletivo 2016 para ingresso no Colégio Universitário (Colun), aplicada ontem, em São Luís. A página, considerada histórica, destaca o caso do linchamento de Cleidenilson Pereira da Silva, de 29 anos, após tentativa de assalto no bairro Jardim São Cristovão, em São Luís.

A página é ilustrada por uma fotografia do fotojornalista Biné Morais, que também foi usada pelo Jornal Extra e acabou levando o Prêmio ExxonMobil de Jornalismo (antigo prêmio Esso), o maior do país, em outubro do ano passado.

A capa do jornal é utilizada como conteúdo na prova de Língua Portuguesa para o 1º ano do Ensino Médio e 1º ano do dos Cursos Técnicos de nível Médio Integrado em Administração e em Meio Ambiente. O texto enuncia que o aluno observe o material extraído de O Estado e responda às questões de número 4, 5 e 6. Uma das questões trata sobre gênero textual e a outra sobre “variação lingüística para redigir os textos da capa”.

A última pergunta traz um texto descrevendo a fotografia publicada e pede ao estudante uma avaliação. “A foto de um homem morto amarrado como um animal ao poste, é o retrato de uma sociedade que extrapola no que diz respeito à cultura da violência”, diz o texto da prova. Logo após, pede uma análise da palavra ‘Barbárie’, destacada na capa do jornal, a partir do posicionamento do redator da manchete.

“Essa página é o recorte de uma história triste, que não é a única em São Luís, e foi produzida para provocar reflexões da população. O uso na prova mostra que esse objetivo está sendo alcançado. É bom saber que o trabalho feito em O Estado pode render prêmios e inspirar professores na hora de produzir o conteúdo de provas”, declarou o diretor de Redação de O Estado, Clóvis Cabalau.

SAIBA MAIS
Caso ocorreu no mês de julho

Cleidenilson Pereira da Silva, de 29 anos, morador do bairro João de Deus, foi linchado após tentativa de assalto a um estabelecimento comercial, na manhã do dia 6 de julho, no bairro Jardim São Cristovão, em São Luís. Revoltados com a falta de segurança na área, moradores fizeram justiça com as próprias mãos. Um adolescente que estava na companhia de Cledenilson foi apreendido e levado pelos policiais para a delegacia com diversas escoriações pelo corpo.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Faceboo

One comment

  1. Infelizmente a violência está banalizada, pois no dia 06/01/2016 teve um caso recente de mais uma barbárie, o jovem Yul Brinner estava em tratamento contra as drogas, inclusive paciente do Caps, no dia em questão tinha surtado e num ato impensado tentou pegar celular de uma moça, sendo que essa gritou e uns caras da borracharia próximo ao Carone do Maranhão Novo correram atrás dele e espancaram junto com mais uns 5 caras até a morte, não deram chance para Yul se defender, pelo video fica claro que Yul estava dopado, atordoado, não faz um gesto de defesa,parecendo que não sabe nem o que está acontecendo, e os monstros continuam torturando até a morte, hoje o que temos é uma família destruída, pois Yul tinha 25 anos, deixou um filho de 8 anos, uma mãe destruída, um pai adoentado e arrasado e todos os irmãos em desespero.
    Antes de julgar esses monstros deviam ter dado chance de meu irmão se defender.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *