Dividir para reinar

edivaldoO prefeito Edivaldo Júnior (PDT) tem demonstrado incômodo com a movimentação de membros da base do governo Flávio Dino (PCdoB) com vistas às eleições de outubro. Mas o projeto do governador, longe de inviabilizar o prefeito, tem o objetivo de garantir o controle da prefeitura, qualquer que seja o resultado do pleito.

E o alvo é claro: a deputada federal Eliziane Gama (Rede), ora líder nas pesquisas de intenção de votos.

Flávio Dino quer evitar que a deputada alcance um eventual segundo turno, por isso orienta setores de seu governo a estimular a candidatura do deputado e secretário de Ciência e Tecnologia, Bira do Pindaré.

Os analistas políticos do governo entendem que, com Bira na disputa, há uma chance – ainda que remota – de Eliziane não chegar a um segundo turno com Edivaldo Júnior. Desta forma, acreditam os governistas, o governador manteria o controle sobre a gestão de São Luís, independentemente de quem seja eleito prefeito.

Mas, ao estimular Bira do Pindaré, o governador ganha a desconfiança de aliados do próprio Edivaldo Júnior, que vêem no ato uma espécie de traição, e reclamam claramente nos bastidores da prefeitura. Sobretudo pelo fato de Bira estar sendo estimulado por secretários de peso do governo, como Márcio Jerry, Simplício Araújo e Francisco Gonçalves.

O jogo de Dino para tentar inviabilizar Eliziane, portanto, pode até funcionar. Mas corre o risco de fazer adversários dentro da base da própria prefeitura.

Da coluna Estado Maior, de O Estado do Maranhão

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *