Edivaldo segue perdendo base na Câmara Municipal para adversários

Eliziane recebeu o apoio de Chaguinhas na semana passada
Eliziane recebeu o apoio de Chaguinhas na semana passada

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) perdeu, nas últimas três semanas, importantes peças de sustentação da sua base política na Câmara Municipal de São Luís. Vereadores de vários partidos já anunciaram rompimento com o prefeito e firmaram aliança com adversários diretos do pedetista para o pleito deste ano.

A deputada federal e pré-candidata Eliziane Gama (Rede), considerada a maior “ameaça” ao projeto de reeleição do prefeito já conta com o apoio de três parlamentares que antes pertenciam à base de Edivaldo Júnior. Já o secretário de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré (PSB) tem como principal articulador de sua pré-candidatura o vereador Honorato Fernandes (PT), que chegou a exercer a função de líder do Governo na Câmara de Vereadores no primeiro ano de mandato de Edivaldo.

Eliziane recebe apoio de Manoel Rêgo
Eliziane recebe apoio de Manoel Rêgo

Já declararam apoio à pré-candidatura de Eliziane Gama, os vereadores Francisco Chaguinhas (sem partido), Manoel Rego (PTdoB), Marlon Garcia (PTdoB) e Armando Costa (PSDC), todos insatisfeitos com os rumos da administração municipal.

Para aproximar-se de alguns parlamentares, Eliziane Gama contou com o apoio do deputado federal Aluisio Mendes (PTN). Foi Mendes quem articulou encontro de Eliziane com os vereadores do PTdoB no início da semana passada, que repercutiu fortemente no cenário de sucessão de Edivaldo.

Na ocasião, em que estavam presentes dirigentes do PTN, PTdoB e simpatizantes do PSDC, Aluisio Mendes se colocou à disposição de Gama.

“Conhecemos o projeto da deputada Eliziane para São Luís e decidimos assumir com ela o compromisso de trabalhar por uma cidade melhor para a sua população, com investimentos sérios em infraestrutura, saúde, educação e tantas outras áreas que carecem de uma gestão competente e compromissada”, disse.

Honorato está com Bira do Pindaré
Honorato está com Bira do Pindaré

Dias antes desse encontro, Eliziane Gama já havia recebido o apoio oficial do vereador Chaguinhas, numa movimentação articulada pelo também deputado federal, primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP).

O vereador afirmou que acredita no potencial da pré-candidata para mudar a realidade de São Luís. “Eu a apoio e estou nesse projeto para São Luís”, enfatizou.

Articulação – Outro parlamentar já fora da base de Edivaldo é Honorato Fernandes. Ele atua hoje como o principal articulador da pré-candidatura de Bira do Pindaré no Legislativo Municipal. Há duas semanas ele levou Bira para um encontro com o primeiro vice-presidente da Câmara, vereador Francisco Carvalho (PSL), que também está insatisfeito com Edivaldo Júnior.

Honorato também tenta estreitar a relação de Bira com os vereadores Barbara Soeiro (PMN), Estevão Aragão (SD) e Sebastião Albuquerque (DEM).

2 comments

  1. Façamos um exercício prático, se analisarmos os vereadores que foram apoiar Eliziane, perceberemos que são vereadores de pouca atuação, que não tem muito a agregar para uma campanha para Prefeitura de São luís.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *