Flávio Dino cortou 78% de investimento contra epidemias em 2015

Na semana passada Flávio Dino anunciou investimentos para o combate ao aedes aegypt
Na semana passada Flávio Dino anunciou investimentos para o combate ao aedes aegypti

Levantamento da Folha de S. Paulo [veja o gráfico aqui] mostra que o Governo do Maranhão cortou em 78% os investimentos em ações de combate a epidemias – dentre elas dengue, chikungunya e zika vírus –, no ano de 2015 em relação ao último ano do governo anterior.

De acordo com o gráfico apresentado pela Folha, em 2014 o Maranhão gastou R$ 5,8 milhões em vigilância epidemiológica, que é o que realiza a atividade de prevenção e controle de doenças.

No ano passado, contudo, o primeiro da gestão comunista, o valor caiu para R$ 1,3 milhão. Foi no ano de 2015 que começou a epidemia do zika vírus na Região Nordeste e em consequência, no Maranhão.

Os dados apresentados no levantamento foram obtidos por meio do sistema de acompanhamento orçamentário do Senado Federal, o Siga Brasil, de informações do Ministério da Saúde e de relatórios resumidos da Execução Orçamentária dos Estados. Os valores estão corrigidos pelo IPCA.

Não provocará surpresa se mesmo diante de tão grave demonstrativo, o Governo do Estado quiser apontar como culpada pela recente epidemia, a gestão anterior…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *