“Janela” pode alterar cenário político na capital

A classe política aguarda com expectativa a promulgação de uma emenda à Constituição Federal, pelo Congresso Nacional, que abrirá uma janela de 30 dias para a efetivação de troca de partidos.

Senadores, governadores, deputados estaduais e federais, prefeitos e vereadores de todo o país já começam a se planejar, partidariamente, para as eleições 2016 e 2018.
No Maranhão, a tendência é de que seja intensa a mudança de cenário político para os pré-candidatos a prefeito, como mostra de forma mais ampla reportagem da edição de hoje.

Dentre os pré-candidatos, há os nomes de Eliziane Gama, desconfortável no Rede; João Castelo, com cenário desfavorável no PSDB, e o vereador Fábio Câmara, que na semana passada adiantou que, caso o PMDB opte por uma aliança com o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), ele deixa a sigla.

Mas as mudanças que podem ocorrer durante os 30 dias de janela, que serão abertos pelo Congresso Nacional, também devem chamam a atenção daqueles que pretendem disputar as eleições de 2018.

Há quem já vislumbre a eleição para o Governo do Estado e o Senado da República. E os passos que serão dados agora podem ser determinantes para a consolidação do projeto político.

Ainda é cedo para se discutir com maior profundidade 2018, é verdade, mas não há como negar que existe quem pense nesta eleição com seriedade. Acreditem ou não os céticos.

Da coluna Estado Maior, de O Estado do Maranhão

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *