Descaso: cirurgias são suspensas no Dutra por falta de reagentes químicos

Caso foi mostrado em reportagem pela TV Mirante ontem: reprodução TV
Caso foi mostrado em reportagem pela TV Mirante ontem: imagem, reprodução de TV

O Hospital Universitário, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), unidade Presidente Dutra, suspendeu cirurgias eletivas em decorrência da falta de reagentes químicos utilizados para a realização de testes sanguíneos e exames sorológicos, responsáveis pela identificação de doenças como hepatites, Aids e diabetes.

O caso foi mostrado ontem pela TV Mirante, após a denúncia de Núbia Carneiro, que está com o marido internado há 22 dias à espera de uma cirurgia nos rins e no intestino. O paciente é holandês.

Núbia já havia recorrido à direção do hospital, que transferiu a responsabilidade pelo processamento das bolsas de sangue com os reagentes químicos, ao Centro de Hematologia do Maranhão (Hemomar).

Procurado pela reportagem, o Hemomar admitiu a falta do material. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por sua vez, afirmou que os kits sorológicos e os reagentes já “estão sendo entregues”. O prazo para a normalização da entrega é de sete dias, a contar de ontem.

Assista aqui a reportagem da TV MIrante_____________________

Para os pacientes que esperam por uma cirurgia, e seus respectivos familiares, contudo, um descaso, principalmente por parte do Governo do Estado.

“Há outras pessoas [pacientes] na mesma situação. Ontem eu fiz a primeira denúncia, e vou continuar, porque é absolutamente absurdo o que está acontecendo no estado do Maranhão. Esse é um dos muitos absurdos que acontecem nesse estado esquecido”, disse Núbia.

Ao blog só resta lamentar a situação e torcer para que os pacientes consigam tão logo as suas cirurgias e o retorno, com saúde, para os seus lares.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *