Bira do Pindaré e o retrato da incoerência e oportunismo

BiraO deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) utilizou há pouco a tribuna da Assembleia Legislativa, para criticar a postura do deputado federal Jair Bolsonaro (PP), durante a votação do processo de impeachmente da presidente Dilma Rousseff (PT) na Câmara Federal.

Bolsonaro elevou a figura do coronel Ustra, acusado de torturar centenas de pessoas durante o período da ditadura militar, dentre elas, a própria Dilma.

Bira do Pindaré afirmou que o parlamentar cometeu crime e defendeu a cassação do seu mandato.

Acontece que esse mesmo Bira do Pindaré, oportunista e incoerente como é, silenciou no ano passado, quando o seu suplente, Fernando Furtado (PCdoB), atacou os índios no Maranhão. [reveja aqui].

Na ocasião Furtado teve pronunciamento gravado em São João do Carú, em que ele xingou índios da tribo Awá-Guajá e homossexuais, chamando-os de maneira pejorativa de “viadinhos” e baitolas.

Mas não parou por aí. Furtado também atacou a Igreja Católica, um juiz federal e o Tribunal de Justiça.

Por tudo isso, foi alvo de alvo de representações criminais por parte do Ministério Público Federal, foi interperlado judicialmente pelo TJMA, também processado criminalmente pela Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), e recebeu no fim de 2015, o constrangedor título de “Racista do ano de 2015”, pela ONG Survival International. Chegou a ter pedido de cassação de seu mandato, por quebra de decoro parlamentar, protocolado no Legislativo por entidades que atuam na defesa dos direitos humanos.

Mesmo assim permaneceu no mandato até o início deste ano, intocável por Bira e por toda a base do Governo na Assembleia Legislativa, gozando de todos os benefícios que o Legislativo dispõe ao parlamentar. Na condição de suplente, Furtado utilizava inclusive o gabinete de Bira do Pindaré.

E o socialista, em momento algum, pediu a cassação do mandato do colega.

Curioso, não?

2 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *