Econométrica: Eliziane segue na frente de Edivaldo; Wellington encosta

301 dom 120616 HO Estado – A pesquisa de intenções de votos Econométrica, realizada entre os dias 4 e 7 deste mês e contratada pela empresa Classe Mídia, que edita a Revista Maranhão Hoje, apresenta a disputa polarizada por três nomes e São Luís: a deputada federal Eliziane Gama (PPS), o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e o deputado estadual Wellington do Curso (PP).

O levantamento, registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-08340/2016, ouviu 997 eleitores em 52 bairros da capital, possui margem de erro de 3,1% e intervalo de confiança de 95%.

Ao todo, foram elencados cinco principais cenários na pesquisa, todos do tipo “estimulado”. Destes, três simulam eventual segundo turno na capital. Até então, nenhum instituto havia apontado cenário de segundo turno para São Luís.

No primeiro cenário mais abrangente da pesquisa, quando o instituto pergunta ao eleitor em qual dos candidatos ele votaria caso as eleições fossem “hoje”, a deputada Eliziane Gama aparece na frente com 24,3% das intenções de votos, contra 20,0% do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

Wellington do Curso aparece logo em seguida com 16,9% da preferencia do eleitorado, na terceira colocação, a frente da vereadora Rose Sales (PMB), com 6,8%; vereador Fábio Câmara (PMDB), com 2,6% e o médico João Bentivi (PHS), com 2,6%.

Afirmaram que votarão nulo, 22,7% dos entrevistados e não souberam ou não quiseram responder, 4,2%.

No segundo cenário do tipo “estimulado”, Eliziane Gama aparece `novamente a frente com 24,6% das intenções de votos; contra 20,2% do prefeito Edivaldo Júnior; 17,0% de Wellington do Curso; 7,2% da vereadora Rose Sales; 2,6% de Bintivi e 1,3% da deputada estadual Andrea Murad (PMDB), que na semana passada abriu mão da disputa em favor de Fábio Câmara.

Declararam que votariam nulo 23,1% dos eleitores e não souberam ou não quiseram responder, 4,1%.

Espontânea – A Pesquisa Econométrica também levantou um cenário do tipo “espontâneo” para a disputa eleitoral 2016 em São Luís. Neste, quando nenhum nome de pré-candidato é apresentado ao eleitor, Edivaldo Holanda Júnior aparece na primeira colocação, com 13,2% da preferência do eleitorado.

Eliziane Gama fica na segunda colocação, com 9,2% das intenções de votos, contra 5,8% de Wellington do Curso; 5,4% de João Castelo (PSDB); 2,7% de Rose Sales; 1,5% de Roseana Sarney (PMDB); 1,3% de Fábio Câmara; 0,6% de Bira do Pindaré (PSB); 0,6% de Neto Evangelista (PSDB); 0,4% de Tadeu Palácio (PP); 0,2% de Bentivi e 0,2% de Andrea Murad. Ao todo, 1,4% afirmou que votaria em “outros”; 1,4% disse que não votará em nenhum candidato e 56,0% não souberam ou não quiseram responder.

 Mais

 Apesar de ter lançado há pouco tempo sua pré-candidatura à Prefeitura de São Luís, o nome do deputado estadual Eduardo Braide (PMN) não apareceu na pesquisa Econométrica de intenções de votos.

9 comments

  1. Desses 52 bairros, algum foi onde Edivaldo realizou obras estruturais de grande impacto ou foi só nos bairros elitizados que o povo chora por um buraquinho na rua?

    1. Seria tão bom se o povo “chorasse” por apenas um buraquinho. Mas não é bem assim, filha.
      Ou você não mora em São Luís, ou faz um papel – com este comentário -, não muito inteligente.

  2. Eliziane, aliada a Waldir Maranhão, Aécio Neves e Castelo? Não, muito obrigada, mas não quero essa mulher como prefeita da minha cidade. Irmazinha fajuta!!!

  3. Bem, apesar desses dados acho que Edivaldo leva no primeiro turno. Ele é muito querido nas comunidades, fez por lá o que muito não fizeram. Sem falar da mobilidade urbana, se o povo tem memória, sabe como era na época de Castelo.

  4. Edivaldo só está fazendo sua obrigação, mesmo assim no último ano de eleições, e ainda ajudado pelo comunista que está ajudando na rejeição de Edivaldo.

  5. Sinceramente, não consigo confiar nesse resultado dessa pesquisa, pois como uma golpista e um sensacionalista cresceram tanto?! Das duas uma, ou essa pesquisa está alienada ou o povo regrediu, prefiro acreditar na fragilidade da pesquisa.

  6. Olha, aqui no bairro o povo só fala em Edivaldo, pois ele sempre está aqui fiscalizando as obras conversando com os moradores, o povo simpatiza muito com ele, nem sabia quem era Eliziane e Welligton.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *