Léo Costa diz que PDT vetou sua candidatura para apoiar amigo de Flávio Dino

13/12/2012 Crédito: Mauricio Alexandre/OIMP/D.A Press. Brasil. São Luis-MA- Prefeito eleito de Barreirinhas Leo Costa fala sobre recurso na Justiça Eleitoral
Crédito: Mauricio Alexandre/OIMP/D.A Press

O prefeito de Barreirinhas, Léo Costa (PDT), anunciou ontem, em entrevista exclusiva concedida a O Estado em São Luís, que vai à Justiça para garantir a possibilidade de disputar, em uma convenção do partido, o direito de ser candidato à reeleição.

O pedetista diz ser vítima de um golpe da direção estadual da legenda, que nomeou o secretário-geral, Renato Dionísio, como interventor na comissão provisória municipal para garantir que os pedetistas oficializem apoio ao pré-candidato do PCdoB, Amilcar Rocha. Costa elegeu-se em 2012, e ainda tem direito a uma reeleição.

O comunista Amilcar Rocha é ex-sócio do governador Flávio Dino (PCdoB) e no atual governo ocupou o cargo de superintendente regional de Articulação Política em Barreirinhas. O presidente estadual do PDT, deputado federal Weverton Rocha, alega que Léo Costa pontuo mal em pesquisa interna e que, por isso, a decisão foi por composição com o PCdoB.

O prefeito contesta essa versão. “Eles citam essa pesquisa, mas não mostram. Ninguém nunca viu”, afirmou o pedetista, que ontem mesmo já havia marcado reunião com um advogado para viabilizar uma ação judicial contra o comando partidário.

“Existem no partido condições para se praticar uma intervenção. No caso, essas condições não foram cumpridas, então nós vamos questionar na Justiça. Vou pedir à Justiça que garanta a participação dos filiados na decisão. Quem os filiados querem? É um interventor que vai daqui com a missão de decidir que o partido não pode ter candidato e que tem que apoiar um candidato de um partido B?”, questionou.

Para Léo Costa, o veto a sua tentativa de reeleição faz parte de um acordo que passa por São Luís e Imperatriz. Nos dois maiores municípios, o PCdoB apóia candidatos a prefeito do PDT.

Mais

Um coletivo de partidos e lideranças políticas de Barreirinhas divulgou uma carta aberta em apoio ao prefeito Léo Costa. No documento, eles dizem que o governo dividiu o estado, como num “Tratado de Tordesilhas” moderno, e que há uma “Mapa de Partilha” entre o PCdoB e o PDT.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *