Quem é quem

Os principais candidatos a prefeito de São Luís entram na reta final do início do prazo de convenções em situações distintas entre si, e alguns até com perspectiva de mudança de cenário em relação ao que ocorria semanas atrás, por exemplo. Alguns casos:
Edivaldo Júnior (PDT): o prefeito ganhou fôlego com o crescimento nas pesquisas e, sobretudo, com a decisão do governador Flávio Dino (PCdoB) de criar o “consórcio de candidatos”. A jogada de Dino impede os adversários de buscar novas frentes, já que todos são “candidatos do palácio”. Edivaldo corre risco, porém, de aumentar seu desgaste com a adesão do também desgastado PT.

Eliziane Gama (PPS): a deputada ainda lidera as pesquisas, mas mostra-se cada dia mais fragilizada do ponto de vista político. Tem o PSDB, mas não tem as principais lideranças da legenda. E deve perder também o PSB. Muito por causa da própria postura ambígua, que ora vai para um lado, ora para outro.

Wellington do Curso (PP): descartado por Márcio Jerry como “candidato do palácio”, o deputado driblou a situação ao se fortalecer como “candidato independente”. Mas tem poucas lideranças atuando nos bastidores, o que dificulta a adesão de partidos e a formação de uma chapa consistente para as próximas fases da campanha.

Fábio Câmara (PMDB): o vereador conseguiu driblar a resistência das lideranças peemedebistas e se impôs como candidato. Tem agenda em Brasília, com a cúpula do PMDB, que já chancelou seu nome em São Luís. Senhor da própria decisão, Câmara tem agora condições próprias para negociar em nome da legenda da qual é presidente em São Luís, mesmo com os baixos índices nas pesquisas.

João Bentivi (PHS): o médico, jornalista e advogado, que começou empolgado, não conseguiu se viabilizar pode, inclusive, desistir da candidatura. Negociações nesse sentido estão sendo coordenadas por lideranças da legenda, que podem ir tanto para Eliziane Gama quanto para Wellington do Curso. Bentivi pode ser candidato a vereador, como uma espécie de puxador de votos da legenda.

Da coluna Estado Maior

One comment

  1. Essas mudanças que ocorreram favoreceram muito uns e complicou o lado de outros. todas elas, tiveram pontos positivos e negativos na candidatura de cada um, bora ver no que dá essa corrida louca deles.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *