IBOPE divulgará hoje última pesquisa de segundo turno em SL

A TV Mirante divulgará hoje a última pesquisa Ibope de intenções de votos realizada no 2º turno em São Luís. O levantamento será apresentado no JMTV 2ª edição e publicado na edição de amanhã de O Estado.A consulta foi registrada na Justiça Eleitoral no dia 21 de outubro e ouvirá 805 eleitores até esta quinta-feira.

Como será finalizada antes do debate da TV Mirante, marcado para a noite de hoje entre os candidatos Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e Eduardo Braide (PMN), pode acabar divergindo do resultado final das urnas, como aconteceu com todos os institutos no 1º turno, em virtude do surpreendente desempenho do representante do PMN justamente após o debate da TV Mirante, às vésperas da votação do dia 2 de outubro.

De acordo com os dados protocolados pelo instituto, o nível de confiança estimado da pesquisa é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 3 três pontos percentuais, para mais, ou para menos, sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Anterior – Esta será a segunda pesquisa Ibope/TV Mirante divulgada no 2º turno da eleição na capital. Na primeira, divulgada há duas semanas, Eduardo Braide aparecia com 51%, contra 43% do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

Nesse cenário, brancos e nulos somavam 4% e outros 2% ainda não sabiam em quem votar, ou não responderam.

Se considerados apenas os votos válidos – quando são descartados brancos, nulos e indecisos -, a diferença seguia em oito pontos percentuais: 54% para Eduardo Braide e 46% para Edivaldo.

O primeiro levantamento ouviu 805 eleitores entre os dias 11 e 13 de outubro, tinha margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais, ou para menos, e intervalo de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o protocolo MA-04580/2016.

MAIS

Outra pesquisa contratada pelo Grupo Mirante, do Escutec, será divulgada no sábado, 29, em parceria com O Estado. Nesse caso, apesar de ser publicado um dia após o debate da TV Mirante, o resultado também não refletirá o desempenho dos candidatos, porque o levantamento será finalizado antes do início do programa.

O Estado

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *