O julgamento político e oportunista no Maranhão

Roseana coletivaDesde quando foi citada em delação premiada por Paulo Roberto Costa e incluída no inquérito da Polícia Federal no bojo da Operação Lava Jato, a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) passou a enfrentar grande desgaste político e moral.

No Maranhão, os seus adversários trataram de antecipar as investigações e julgaram, também antecipadamente, a peemedebista. O objetivo era apenas um: destruir a imagem da ex-governadora.

Dois anos depois, a própria PF sugeriu o arquivamento do inquérito. Ontem foi o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, quem formalizou o pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Teori Zvascki deve arquivar o inquérito nas próximas horas.

Roseana havia sido acusada de ter pago propina no esquema da Lava Jato. Classificada por adversários de criminosa, por isso. As acusações eram comuns nos embates promovidos por governistas na Assembleia Legislativa. Numa outra ação, desta vez investigada pela Polícia Civil, no estado, e que buscava também colocacá-la no banco dos réus, o governador Flávio Dino (PCdoB) chegou a inonizar, em tom de ameaça, a reação da peemedebista. Na ocasião Roseana acusou o comunista de perseguição política.

A entrevista de Dino foi dada a O Estado de São Paulo [reveja aqui]. “O que queriam: Que a polícia e a Justiça do Maranhão jogassem o inquérito de 2014 numa gaveta profunda? Ou no Oceano Atlântico?”, ironizou o governador.

Roseana é agora alvo do fatídico e já desmoralizado Caso Sefaz, no qual o procurador-geral de Justiça apontou para uma força-tarefa com a participação até de magistrados nas investigações. Associações de procuradores do Estado e Nacional, promotores de Justiça, magistrados, deputados e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) criticaram as ações midiáticas no caso. Reveja aqui, aqui e aqui.

Adversários de Rosena concentram-se agora na pauta e sugerem até a prisão da peemedebista. Tudo para eliminá-la da disputa política e eleitoral de 2018.

Ou seja, mais um julgamento político antecipado e oportunista.

E as farsas vão sendo desmontadas uma a uma…

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *