São Luís: os mesmos problemas…

Entorno do Curso Wellington, no Renascença, alagado após forte chuva na capital; família ficou presa em veículo e deputado [sem camisa na foto] ajudou em resgate
Parecia até remake de cobertura eleitoral. As emissoras de TV, blogs, rádios e jornais apresentavam, ontem, uma lista de áreas de São Luís inundadas pelas chuvas da última quarta-feira, 1º. E são os mesmos onde ocorrem os problemas de sempre a cada período chuvoso.

Senão vejamos: Renascença II, em frente a um shopping; Curva do Noventa, à altura de um posto no Cohafuma; Túnel da Cohama, áreas inteiras do Barramar e da Vila Conceição, no Calhau, bairros como Coroado, Coroadinho, Bairro de Fátima, Forquilha, Cohatrac…, enfim, locais onde situações caóticas se repetem há anos, sem que o poder público consiga resolvê-las.

No Renascença, por exemplo, até dezembro de 2016 máquinas faziam uma espécie de dragagem de um canal que corta parte do bairro e que, para os engenheiros da prefeitura, seria a origem dos alagamentos. As chuvas de quarta mostraram que não é. A menos que o trabalho tenha sido mal executado.

No Coroado, entre as gestões do tucano João Castelo e do atual prefeito Edivaldo Júnior (PDT), foram gastos mais de R$ 50 milhões para resolver o problema, mas a origem do problema sequer foi mencionada: uma casa, próxima à avenida dos Africanos, construída em cima do bueiro que deveria escoar a água que desce de todo o bairro. A prefeitura sabe disso, mas se recusa a tomar providência e resolver a vida das mais de 2 mil famílias que ali moram.

Para lembrar: de Jackson a Edivaldo, o PDT controla São Luís há 29 anos.

Há dois finais de semana, quando as “chuvicas” começavam a dar mostras de que um problema sério estava posto na região da Curva do Noventa, máquinas da Prefeitura passaram dias em mexe-mexe no local. E não resolveram absolutamente nada.

E assim a população de São Luís segue, ano após ano.

Da coluna Estado Maior, de O Estado do Maranhão

4 comments

  1. Vários lugares melhoraram, por exemplo, na Cohab e no Cohatraca, e muito desses lugares que foram citados, boa parte a culpa são os esgotos e bueiros entupidos por conta dos resíduos sólidos despejados de qualquer forma pela população.

  2. Essas chuvas tão cada vez mais fortes mesmo. Mas não dá pra controlar a natureza. Só tomar muito cuidado nesse período e arrumar o prejuízo.

  3. Isso acontece porque a população não tem a educação de jogar lixo no lixo e vão deixando no chão, onde acumulam e a água das chuvas não tem para onde escorrer.

  4. Chuvas fortes alem do normal e esperado. Nao vejo nada demais. Acontece em qualqer lugar do mundo. Ha anos nao chove em Sao Luis dessa maneira.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *