HTO: cortes nos salários e carteiras de trabalho retidas

Profissionais da área da saúde que atuam no Hospital de Traumatologia do Maranhão (HTO), instalado na antiga Clínica Eldorado, reclamam da manutenção de cortes ilegais nos seus vencimentos e da retenção, também ilegal, já acumulada há meses, das carteiras de trabalho.

Os funcionários [enfermeiros e fisioterapeutas] já haviam denunciado irregularidades em dezembro do ano passado [relembre aqui].

Todos foram aprovados no seletivo realizado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh). Apesar disso, depois de meses de espera, foram admitidos pela Gerir, que é quem mantém o vínculo empregatício dos servidores desta unidade.

A Gerir, contudo, se nega, desde então, a pagar os salários fixados em edital 003/2015, de 30 de dezembro de 2015, realizado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt e publicado no Diário Oficial do Estado, que é de R$ 2.500,00.

Tem repassado apenas R$ 2.000,00.

Outro grave problema diz respeito a retenção ilegal da carteira de trabalho dos funcionários.

Desde o ano passado, a Gerir se nega a devolver os documentos dos contratados. Pela lei, o empregador deve devolver esse tipo de documento num prazo máximo de 48 horas.

Enfermeiros e fisioterapeutas já buscaram diálogo com a direção da unidade e da empresa, mas não obtiveram respostas satisfatórias.

Enquanto isso, seguem penalizados com cortes nos salários, retenção da carteira de trabalho, falta de repouso digno e alimentação precária nos plantões.

OUTRO LADO

Em dezembro do ano passado,  a Secretaria de Estado da Saúde (SES) se manifestou sobre os cortes nos salários dos servidores. A nota, na íntegra, pode ser lida abaixo.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) realizou seletivo para contratação dos profissionais de saúde para compor quadro em qualquer das unidades da Rede Estadual de Saúde, de acordo com necessidade, independente do instituto gestor, conforme Decreto Estadual nº 31.052/2015. Sendo assim, a SES informa que os salários dos trabalhadores do Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão seguem parâmetro estabelecido pela Organização Social a qual estão vinculados. A Secretaria comunica, também, que o Instituto realizará o pagamento referente ao valor do adicional noturno na folha de dezembro, que está sendo finalizada.

3 comments

  1. Instalou-se nas administrações pública DO país uma espécie de cartel . Em todos os seguimentos . E em todas as esferas ha irregularidades.
    ‘ nosso pais ‘nfelizmente eata mergulhado em um mar de lama.
    Ou melhor. Esta um lamaçal SÓ..
    Nenhum governante se salva. .seja ele Federal , Estadual ou Municipal.
    TENHO NOJO!

  2. No estado já tem a quarterização na saúde há tempos, concurso mesmo pra efetivar os profissionais da saúde nada, colocar como empregados públicos não é a mesma coisa que efetivá-los é o que vai acontecer no concurso pra 1000 vagas ofertadas pelo governo, uma cosa que chama a atenção é que toda o serviço de segurança dos hospitais e vários órgãos e secretarias do estado é monopólio da Clasi segurança e serviços que oferta também serviços de limpeza, na época de Roseana a crítica era contra a Atlântica que ao que parece era hegemônica nos contratos com o estado e seu Flávio Dino se elegeu e faz exatamente aquilo que criticava em governos passados.

  3. Agora em 2018 quem votou na mudança e na página virada vota novamente. Eu disse a todos que essa turma de comunista era só migue!!!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *