Sobe para 49 o número de municípios em situação de emergência no MA

O governador Carlos Brandão (PSB) anunciou em seu perfil no twitter decreto para a inclusão de mais 21 municípios em situação de emergência em decorrência das fortes chuvas que caem sobre o Maranhão.

Com isso, subiu para 49 o número de municípios em situação de emergência. Os dados são do Governo do Maranhão.

“Já temos um novo decreto declarando situação de emergência em mais 21 municípios em razão das chuvas intensas no Maranhão. Estamos garantindo a segurança dos maranhenses com o apoio do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil”, anunciou o governador.

Foram inseridos no decreto de emergência 21 novos municípios. São eles: Açailândia, Arame, Bacabal, Boa Vista do Gurupi, Buriticupu, Cantanhede, Igarapé Grande, Itaipava do Grajaú, Joselândia, Marajá do Sena, Mirinzal, Nina Rodrigues, Olinda Nova do Maranhão, Pindaré-Mirim, Presidente Vargas, Rosário, São Luís Gonzaga, São Vicente Ferrer, Tufilândia, Tutóia e Viana.

Até o momento, 5.843 famílias estão desabrigadas e mais de 31 mil famílias foram afetadas direta ou indiretamente, segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).

As medidas preventivas e de contenção dos prejuízos com as chuvas vêm sendo promovidas pelo Governo, desde o mês de janeiro e foram reforçadas nas últimas semanas, com a intensidade das águas. O governo criou ainda o Comitê Gestor de Prevenção e Assistência às Vítimas das Chuvas, que coordena ações de prevenção contra alagamentos, drenagem, realiza limpeza e desobstrução de vias e córregos, além de prestar apoio às comunidades afetadas. O Maranhão também conta com apoio do Governo Federal, que destinou R$ 3 milhões para a assistência a municípios atingidos pelas fortes chuvas.

A declaração de situação de anormalidade de que trata o decreto, segue os critérios estabelecidos pela Portaria n° 260, de 02 de fevereiro de 2022, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Foto: Reprodução / TV Mirante

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *