2024 começa com disputa acirrada entre Leões e La Ravardière

braide e duarte
braide e duarte / Arte: G1

O ano de 2024 deve ser marcado na capital pela disputa eleitoral pela Prefeitura de São Luís. Além do prefeito Eduardo Braide (PSD), pré-candidato natural à reeleição, alguns outros nomes têm sido citados por pesquisas de intenção de votos realizadas nos últimos meses de 2023.

No desenho do atual cenário, há uma disputa mais intensa entre Braide e o deputado federal Duarte Júnior (PSB), pré-candidato apoiado pelo governador Carlos Brandão (PSB) e o seu grupo político. 

Em 2020 foram justamente esses dois nomes que chegaram ao segundo turno. Naquele pleito, Braide derrotou Duarte, que vinha desgastado dentro do próprio grupo liderado por Flávio Dino (PSB), numa eleição marcada pelo racha do bloco do Palácio dos Leões. 

Independentemente do apoio já declarado por Brandão e de outras lideranças políticas a Duarte, alguns outros nomes têm sido cotados em pesquisas de intenção de votos.

É o caso, por exemplo, do ex-prefeito da capital Edivaldo Holanda Júnior (sem partido). Edivaldo tem se movimentado junto ao seu eleitorado e intensificado ações por meio das redes sociais. Ele busca se posicionar no cenário.

Outros nomes citados são de três deputados estaduais: Wellington do Curso, Yglésio Moyses e Neto Evangelista. 

Os dois primeiros defendem ingresso na disputa de forma mais assídua. Wellington afirma que a sua pré-candidatura é irreversível e busca legenda e apoio de partidos para assegurar uma posição mais privilegiada.

Neto Evangelista, por outro lado, pertence ao grupo de Brandão. A expectativa do grupo é de que ele declare apoio a Duarte.

Além dos três deputados, há o ex-vereador Fábio Câmara (PDT). Apoiado pelo PDT com o aval do senador Weverton Rocha, Câmara figura como uma das opções.  

Outro que está na disputa pré-eleitoral é o historiador Diogo Gualhardo. Ele é filiado ao NOVO e aparece como uma alternativa ao eleitorado da capital.

Nos próximos meses, o desenho eleitoral de São Luís ficará mais claro.

A disputa, até lá, seguirá intensa nos bastidores.

Saiba Mais

Quem for eleito no pleito deste ano exercerá mandato na capital entre os anos de 2025 e 2028. Além de prefeito, eleitores também vão eleger 31 vereadores da capital.  

Ipolítica

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *