
Gilberto Léda / Gláucio Ericeira – A Assembleia Legislativa do Maranhão deu início, nesta terça-feira (13), ao processo de notificação do deputado Hemetério Weba (PP) em razão de decisão judicial que suspendeu seus direitos políticos e, por consequência, cassou seu mandato. A informação é do jornalista Gláucio Ericeira.
Pesou para o andamento do caso forte pressão da deputada Fabiana Vilar (PL), aliada de Josimar de Maranhãozinho, que é adversário político de Weba na região de Nova Olinda.
A perda dos direitos políticos decorre de condenação por ato de improbidade administrativa, com trânsito em julgado, relacionada ao período em que Weba foi prefeito de Nova Olinda do Maranhão.
O caso está sob responsabilidade da Corregedoria da Alema, comandada pelo deputado Glalbert Cutrim (PDT), que também é o 2º secretário da Mesa Diretora. Weba deverá ser notificado tanto presencialmente quanto por meio de edital, conforme apurado.
Após a notificação, ele terá cinco dias úteis para apresentar defesa. Concluído esse prazo, o corregedor terá mais 15 dias úteis para elaborar o relatório final do processo.
O deputado havia se afastado do cargo por licença médica, já vencida. Com a possível confirmação da perda do mandato, quem deve assumir a vaga é a médica Helena Duailibe, primeira suplente do PP.