Washington é eleito conselheiro de contas do TCE

Washington é eleito para o TCE
Washington é eleito para o TCE

O vice-governador Washington Luiz (PT) foi eleito hoje na Assembleia Legislativa o novo conselheiro de contas do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Maranhão. Ele substitui o conselheiro aposentado Yêdo Lobão, que deixou o pleno no mês de outubro.

Washington agora aguarda a Assembleia informar oficialmente o TCE do resultado, para em seguida fazer a sua desfiliação do PT e se desincompatibilizar do cargo de vice-governador. Somente após estas etapas é que ele poderá assumir a cadeira no pleno do tribunal de contas.

Antes da eleição, que terminou com 29 votos favoráveis, quatro contra, oito ausências e uma abstenção, Washington foi sabatinado pela comissão especial instalada ontem na Casa para avaliar o seu registro de candidatura.

Participaram do colegiado os deputados: Carlos Alberto Milhomem (PSD); Marcos Caldas (PRP); Magno Bacelar (PV); Rubens Pereira Júnior (PCdoB) e Raimundo Louro (PR). O parecer da comissão foi favorável à candidatura de Washington e teve apenas um voto contrário, o de Rubens Júnior.

No plenário a oposição ainda tentou jogar a última cartada para impedir a eleição de Washington. Utilizaram primeiro como argumento, o fato de haver na Justiça uma Ação Popular assinada pelos deputados estadual Bira do Pindaré (PSB) e federal Domingos Dutra (SDD), que ainda tem pedido de liminar sem parecer. Queriam convencer, os oposicionistas, de que Washington corre o risco de ter sua candidatura e eleição recusadas pela Justiça e ainda pode ficar sem mandato na vice-governadoria, uma vez que a decisão da Justiça em relação ao TCE pode ocorrer após o seu afastamento do Governo.

Não deu certo. A eleição foi realizada e Washington confirmado como conselheiro de contas.

 Edilázio rebateu Bira do Pindaré

 Ontem, quando foi definida a eleição do TCE para a sessão extraordinária de hoje, o

Edilázio rebateu acusações de Bira
Edilázio rebateu acusações de Bira

deputado estadual Edilázio Júnior (PV) fez duras críticas a Bira do Pindaré (PSB) na Assembleia Legislativa, pelo fato de ele ter ingressado com Ação Popular na Vara da Fazenda Pública, em São Luís, contra o próprio Legislativo, Governo do Estado e contra o vice-governador Washington Luiz (PT), na tentativa de barrar o processo de eleição de conselheiro de contas para o Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Maranhão, que tem Washington como candidato único.

De acordo com Edilázio, a ação de Bira, que também  é assinada pelo deputado federal Domingos Dutra (SDD), não tem sentido ou sustentação jurídica, uma vez que todos os tramites legais e regimentais da Casa foram cumpridos no processo, sem que houvesse qualquer indício de irregularidade.

Ele explicou que com a ação, Bira acabou tão somente expondo a Assembleia Legislativa de uma forma desnecessária, provocando desgaste do parlamento que tem todas as prerrogativas asseguradas para dar prosseguimento normal à eleição do TCE. “Com todo respeito que tenho pelo deputado Bira e por Domingos Dutra, mas não se pode trazer picuinha de partido político, uma vez que ambos não cumpriram a cartilha do PT e tiveram que sair. Não se pode tentar politizar uma ação judicial por conta de uma picuinha partidária”, afirmou.

Bira defendeu a que há sim manobra política e que esse foi o motivo da ação.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *